Início do conteúdo

Informações Gerais


Acervo
O acervo da Biblioteca do Campus Veranópolis do IFRS é composto por livros, obras de referências, folhetos, CDs, DVDs, gibis, trabalhos de conclusão de cursos e revistas. Os títulos do acervo contemplam áreas como Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. A atualização do acervo é realizada mediante compra e/ou doação de obras. O usuário pode realizar pesquisa básica e avançada dos títulos que compõem o acervo físico das 17 bibliotecas do IFRS e dos e-books das bibliotecas virtuais, por meio do catálogo online. Além disso, os usuários do IFRS têm acesso ao Portal de Periódicos da Capes, com acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Prazos e limites para empréstimo
O empréstimo domiciliar é restrito aos servidores (docentes e técnico-administrativos) e alunos matriculados em cursos regulares, que possuam cadastro no sistema Pergamum. Alunos de cursos de curta duração podem realizar a consulta local do acervo da biblioteca. Discentes e técnico-administrativos podem emprestar até 5 (cinco) itens pelo prazo de 7 (sete) dias e docentes até 10 (dez) itens pelo prazo de 14 (quatorze) dias. Não é permitido o empréstimo domiciliar para obras de referência e com status de consulta local. O usuário pode realizar a consulta desses materiais na própria biblioteca.

 Renovações
O usuário poderá realizar até 10 (dez) renovações pelo sistema Pergamum, desde que, a obra não esteja em atraso ou em reserva.
É de responsabilidade de cada usuário realizar a renovação dentro do prazo previsto para devolução. Para renovações faça seu login em Meu Pergamum.

Reservas
As reservas poderão ser solicitadas diretamente na biblioteca ou realizadas pelo catálogo online. A reserva de um mesmo título seguirá ordem cronológica de solicitação. O material reservado ficará à disposição do usuário por um prazo de 36h a partir de sua chegada à biblioteca. O não comparecimento do usuário para retirada do material reservado no período determinado implicará perda de direito ao empréstimo da obra, ficando à disposição para o próximo da fila de espera.
Só é possível realizar a reserva de títulos que estejam com todos os exemplares em empréstimo. A reserva é feita pelo catálogo online, com login e senha do sistema Pergamum, selecionando o título de interesse e o campus de origem. Em caso de dúvidas, consulte o Manual do Usuário ou entre em contato com a biblioteca.

Recomendações para uso da biblioteca

  • Deixe o telefone em modo silencioso e utilize fones de ouvido;
  • Guarde sua mochila no armário para consultar o acervo e realizar seus estudos em grupo ou individual;
  • Termine seu lanche antes de entrar na biblioteca;
  • Não reponha os livros que consultou nas estantes. Deixe nas mesas ou entregue no balcão de atendimento;
  • Fique atento aos prazos de devolução dos seus empréstimos;
  • Utilize marcadores de páginas e postites para sinalizar as páginas e faça anotações em seu caderno ou blocos de notas;
  • Preserve a vida útil do livro. Evite rasgar, rasurar, dobrar, molhar e usar grampos, clipes e fitas adesivas.

Visitas Orientadas
Para solicitar capacitações, treinamentos e esclarecimentos entre em contato com [email protected]

Última atualização em 18/04/2022

Fim do conteúdo