Início do conteúdo

Sobre


Compondo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a Avaliação Institucional no IFRS trabalha para assegurar a qualidade da educação superior, a expansão de sua oferta, o aumento da eficácia institucional, o aprofundamento da responsabilidade social, entre outros quesitos envolvendo a valorização de sua missão pública.

Autoavaliação

Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da reitoria e dos campi, este processo segue as diretrizes do CONAES. A avaliação nos campi do IFRS é dada através de formulários, onde o participante (comunidade interna e externa ao IFRS) pode dar sua opinião e sugestões de melhorias para todos os setores existentes no campus.

Avaliação externa

Realizadas in loco para fins de credenciamento e recredenciamento da instituição junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É realizada por Comissão Externa de Avaliação Institucional designada pelo próprio INEP. Esta avaliação é realizada para assegurar a qualidade da integração do Instituto com a comunidade em geral.

Avaliação externa de curso

Também in loco, tem objetivo de Reconhecimento e Renovação do Reconhecimento de um curso existente dentro do IFRS.

Avaliação do estudante – ENADE

O objetivo do ENADE é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Fontes

Última atualização em 04/04/2019

Fim do conteúdo