Início do conteúdo

Projetos de Extensão


Memórias da Pandemia: relatos da comunidade acadêmica do Câmpus Veranópolis

O projeto tem por objetivo realizar um levantamento das memórias do cotidiano dos discentes, servidores e pais de alunos durante a pandemia de Covid-19. Os relatos estão sendo coletados por meio de questionário aberto com uso de ferramentas digitais. A construção e o registro de uma narrativa histórica dessas memórias contribuirá para reflexões sobre a nova realidade vivenciada pela comunidade do Campus no contexto social, cultural, econômico, familiar e educacional, constituindo um importante legado para análise e conclusões, inclusive das gerações futuras.
Data de início: 01/10/2021
Data de término: 30/09/2022

IV Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Avançado Veranópolis – IV MEPE

A IV MEPE firmou-se como um espaço para integração, compartilhamento e promoção de trabalhos realizados por alunos matriculados e egressos dos cursos regulares e dos cursos de extensão ofertados por todos os campi do IFRS, bem como por bolsistas de ensino, pesquisa e extensão do IFRS. Em decorrência da pandemia de Covid-19, o evento ocorreu em formato exclusivamente virtual. A mostra teve como enfoque a transversalidade da ciência e tecnologia, buscando um diálogo articulado entre as diferentes áreas de conhecimento e de formação dos cursos ofertados no IFRS Campus Veranópolis. O evento promoveu, junto à comunidade acadêmica e população, a discussão sobre ações transversais na ciência e tecnologia em consonância com um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS), presentes na agenda 2030 para o enfrentamento dos desafios globais, estabelecidos em acordo internacional.
Data de início: 08/10/2021
Data de término: 08/12/2021

Mobilização para a produção de EPIs e ações de prevenção à Covid-19

O Câmpus Veranópolis, durante o período de pandemia, trabalhou com esse tema na extensão. O projeto tinha por objetivo arrecadar recursos e mobilizar voluntários para produzir e fornecer EPIs, com por exemplo, máscaras e aventais às equipes de saúde pública dos municípios de Nova Prata e Veranópolis. Conjuntamente, buscou realizar ações dentro do Câmpus Veranópolis em colaboração ao Comitê Local de Crise do Câmpus Avançado Veranópolis, para acompanhamento e prevenção à Covid-19, instituído pela portaria nº 052 de 19 de março de 2020.
Data de início: 25/05/2020
Data de término: 30/11/2020

Preparatório ao Processo Seletivo Pré-IFRS 2019 Colégio São Luiz Gonzaga

O Campus Avançado Veranópolis por meio do curso de extensão Preparatório ao Processo
Seletivo do IFRS – Pré-IFRS 2019, tem por objetivo preparar estudantes do 9º ano do ensino
fundamental para realizarem a prova de seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Sul, através de aulas baseadas nos conteúdos programáticos das
provas de seleção das disciplinas de Português, Matemática, Biologia, Química, Física, História
e Geografia.
Carga horária: 2 horas semanais
Data de início: 27 de setembro de 2019
Data de término: 06 de dezembro de 2019

Preparatório ao Processo Seletivo Pré-IFRS 2019

O Campus Avançado Veranópolis por meio do curso de extensão Preparatório ao Processo Seletivo do IFRS – Pré-IFRS 2019, tem por objetivo preparar estudantes do 9º ano do ensino fundamental para realizarem a prova de seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, através de aulas baseadas nos conteúdos programáticos das provas de seleção das disciplinas de Português, Matemática, Biologia, Química, Física, História e Geografia.
Carga horária: 3 horas semanais
Data de início: 15 de agosto de 2019
Data de término: 28 de novembro de 2019

Redes de Computadores I – Instalação e Manutenção

O Campus Avançado Veranópolis por meio do curso de extensão Redes de Computadores I – Instalação e Manutenção, tem por objetivo oportunizar a aprendizagem de redes de computadores para pessoas que tenham no mínimo o ensino fundamental completo. Busca-se capacitar o aluno para projetar, instalar e dar manutenção em redes de computadores.
Carga horária: 4 horas semanais
Data de início: 07 de maio de 2019
Data de término: 09 de julho de 2019

Espanhol Básico

O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC), oportuniza a capacitação de alunos para uso da língua estrangeira como meio de comunicação, valorização e compreensão de outras culturas, proporcionando possibilidades de expressar-se de forma verbal e não verbal em diversas situações de linguagem.
Carga horária: 2 horas semanais
Data de início: 16 de abril de 2019
Data de término: 09 de julho de 2019

Robótica Educacional
O Curso de extensão Robótica Educacional, tem por objetivo oportunizar a aprendizagem de robótica educacional para estudantes do ensino fundamental, promovendo conhecimentos de elétrica, eletrônica, hardware e programação através de atividades que desenvolvam o aspecto investigativo, o protagonismo e a autonomia do estudante no seu processo de aprendizagem.
Carga horária: 2 horas semanais
Data de início: 16 de abril de 2019
Data de término: 27 de setembro de 2019

Espanhol Básico
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Espanhol Básico objetiva oportunizar a capacitação de alunos para uso da língua estrangeira com conteúdos básicos e indispensáveis para realização de provas seletivas de ingresso aos cursos superiores.
Carga horária: 2 horas semanais
Data de início: 03 de abril de 2019
Data de término: 10 de julho de 2019

Atendimento e Vendas
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Atendimento e Vendas objetiva preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho com foco na execução atividades de atendimento ao cliente e vendas para atuar principalmente nos setores de comércio e serviços.
Carga horária: 3 horas semanais
Data de início: 29 de outubro de 2018
Data de término: 19 de novembro de 2018

Espanhol Básico
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Espanhol Básico objetiva proporcionar aos alunos conhecimentos básicos em língua espanhola fazendo uso de literatura, músicas, vídeos e todo tipo de arte e cultura relacionadas ao idioma, afim de despertar o interesse pelos estudos linguísticos e culturais.
Carga horária: 2 horas semanais
Data de início: 10 de outubro de 2018
Data de término: 12 de dezembro de 2018

Inglês Básico
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Inglês Básico ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2018 objetiva promover o contato com a língua e a cultura de Língua Inglesa.
Carga horária: 1 horas e 30 minutos semanais
Data de início: 25 de setembro de 2018
Data de término: 12 de dezembro de 2018

Preparatório ao Processo Seletivo do IFRS – Pré-IFRS Presencial
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Preparatório ao Processo Seletivo do IFRS – Pré-IFRS Presencial ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2018 objetiva preparar estudantes do 9º ano do ensino fundamental para realizarem a prova de seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, através de aulas baseadas nos conteúdos programáticos das provas de seleção das disciplinas de Português, Matemática, Biologia, Química, Física, História e Geografia..
Carga horária: 4 horas e 30 minutos semanais
Data de início: 03 de setembro de 2018
Data de término: 30 de novembro de 2018

Princípios de Gestão para Cuidadores de Idosos
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Princípios de Gestão para Cuidadores de Idosos ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2018 objetiva capacitar os profissionais cuidadores de idosos do município de Veranópolis na gestão do trabalho, contribuindo assim para sua empregabilidade e para a prestação de serviços de cuidado voltados para a satisfação do cliente.
Carga horária: 2 horas e 30 minutos semanais
Data de início: 14 de agosto de 2018
Data de término: 18 de setembro de 2018

Leituras na Escola
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Leituras na Escola ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2018 objetiva estimular o hábito de leitura.
Carga horária: 1 hora e 30 minutos semanais
Data de início: 16 de maio de 2018
Data de término: 11 de julho de 2018

Informática Básica
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Informática Básica ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2018 objetiva preparar jovens e adultos para exercer atividades de Informática Básica, promovendo a inclusão digital e contribuindo desta forma com sua inserção no mercado de trabalho. Bem como colaborar com a inserção da comunidade na era digital, capacitando-os para a vivência nas redes sociais virtuais.
Carga horária: 2 horas e 30 minutos semanais
Data de início: 16 de maio de 2018
Data de término: 04 de julho de 2018

Curso de Extensão em Inglês Básico
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Inglês Básico ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2018 objetiva oportunizar a capacitação de alunos para uso da língua inglesa como meio de
comunicação proporcionando possibilidades de expressar-se de forma verbal e não verbal em
diversas situações de linguagem.
Carga horária: 2 horas e 30 minutos semanais
Data de início: 16 de maio de 2018
Data de término: 04 de julho de 2018

Curso de Extensão em Assistente em Administração
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Assistente em Administração ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2018 objetiva preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho com foco na execução de serviços de apoio as áreas administrativas, tais como: Recursos Humanos, Finanças,
Produção, Vendas e Logísticas. Bem como, atender fornecedores e clientes, preparar relatórios
e planilhas cumprindo rotinas e processos estabelecidos, dentro dos padrões de qualidade
requeridos.
Carga horária: 2 horas e 30 minutos semanais
Data de início: 16 de maio de 2018
Data de término: 04 de julho de 2018

Curso de Extensão em Espanhol Básico
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Espanhol Básico ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2018 objetiva oportunizar a capacitação de alunos para uso da língua estrangeira como meio de comunicação, valorização e compreensão de outras culturas, proporcionando possibilidades de expressar-se de forma verbal e não verbal em diversas situações de linguagem. Este projeto é destinado aos  alunos dos 8º (oitavo) e 9º (nono) anos das Escolas Públicas Municipais de Veranópolis.
Carga horária: 2 horas semanais
Data de início: 10 de abril de 2018
Data de término: 10 de setembro de 2018

Curso de Extensão em Inglês Básico II
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Inglês Básico II ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2017  tem por proposta viabilizar o contato de seus alunos com as quatro habilidades da Língua Inglesa (audição, pronúncia, leitura e escrita), bem como com as culturas por ela veiculadas. Busca, assim, tanto que o aluno domine a Língua Estrangeira quanto sua reflexão acerca de sua cultura materna, através da oposição das distintas maneiras de perceber e descrever o mundo proporcionadas pelas diversas línguas.
Carga horária: 80 horas
Data de início: 15 de agosto de 2017
Data de término: 22 de dezembro de 2017

Curso de Extensão em Programação de Computadores
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Programação de Computadores ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2017  tem como objetivo principal o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes do ensino fundamental, das escolas municipais da cidade de Veranópolis, por meio da programação de computadores.
Carga horária: 116 horas
Data de início: 18 de abril de 2017
Data de término: 28 de novembro de 2017
Turno: Tarde
Local: Campus Veranópolis do IFRS

Curso de Extensão em Introdução a Eletrônica Digital
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Introdução a Eletrônica Digital ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2017 apresenta ao aluno os princípios da Eletrônica Digital além de desenvolver técnicas de elaboração de circuitos combinacionais para resolver problemas envolvendo eletrônica digital, preparando o aluno para seguir em cursos envolvendo circuitos seqüenciais, microprocessadores e, finalmente, sistemas digitais baseados em FPGA.
Carga horária: 40 horas
Data de início: 20 de março de 2017
Data de término: 22 de maio de 2017
Turno: Vespertino
Local: Campus Veranópolis do IFRS

Curso de Extensão em Espanhol I
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Espanhol Básico (Nível I) ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2017 oportuniza a capacitação de alunos para uso da língua estrangeira como meio de comunicação, valorização e compreensão de outras culturas, proporcionando possibilidades de expressar-se de forma verbal e não verbal em diversas situações de linguagem.
Carga horária: 80 horas
Data de início: 16 de março de 2017
Data de término: 11 de dezembro de 2017
Turno: Noturno
Local: Colégio Estadual São Luiz Gonzaga – Veranópolis

Curso de Extensão em Espanhol II
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Espanhol Básico (Nível II) ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2017 aperfeiçoa a comunicação do aluno que já possui o Nível I da Língua Espanhola. O ensino de línguas estrangeiras hoje é considerado uma necessidade e um direito dentro do contexto educacional brasileiro. O ensino da língua estrangeira, mais precisamente do Língua Espanhola, pode contribuir para que o processo educacional e de uso da cidadania seja enriquecido. É um fator de inclusão social, com mais oportunidades culturais e no mundo do trabalho.
Carga horária: 80 horas
Data de início: 21 de março de 2017
Data de término: 12 de dezembro de 2017
Turno: Noturno
Local: Colégio Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini –  Nova Prata

Curso de Extensão em Programação Android
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Programação Android ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2017 capacita o estudante no desenvolvimento de aplicativos para smatphones Android. O conteúdo do curso aborda uma introdução à Linguagem Java, a aplicação da interface gráfica Material Design e o uso do banco de dados SQLite.
Carga horária: 60 horas
Data de início: 28 de março de 2017
Data de término: 03 de abril de 2017
Turno: Vespertino
Local: Campus Veranópolis do IFRS

Curso de Extensão em Desenvolvimento de Jogos para Smartphone
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Desenvolvimento de Jogos para Smartphone ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2017 capacita o estudante no desenvolvimento de jogos para a plataforma Android utilizando a framework Cocos2dx. O conteúdo do curso aborda uma introdução à programação em C++, o uso de interface gráfica (cenas, layers, menus, sprites, textos, ações), manipulação da entrada de usuário (joystick virtual, sensores), conteúdo multimídia (música de fundo, efeitos de áudio), detecção de colisões e uma introdução à simulação de física de jogos (gravidade, velocidade, força, torque, impulso).
Carga horária: 60 horas
Data de início: 28 de março de 2017
Data de término: 04 de abril de 2017
Turno: Vespertino
Local: Campus Veranópolis do IFRS

Curso de Extensão em Língua Inglesa
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Desenvolvimento de Língua Inglesa ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2017 viabiliza o contato de seus alunos com as quatro habilidades da Língua Inglesa (audição, pronúncia, leitura e escrita), bem como com as culturas por ela veiculadas. Busca, assim, tanto que o aluno domine a Língua Estrangeira quanto sua reflexão acerca de sua cultura materna, através da oposição das distintas maneiras de perceber e descrever o mundo, proporcionadas pelas diversas línguas.
Carga horária: 70 horas
Data de início: 31 de março de 2017
Data de término: 07 de julho de 2017
Turno: Vespertino
Local: Colégio Estadual São Luiz Gonzaga – Veranópolis

Curso de Extensão em Promotor de Vendas
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Promotor de Vendas ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2017 apresenta temas como: organização de equipe de trabalho, impulsionamento de vendas, pesquisa de produtos e serviços da concorrência, controle e subsidio das ações de promoção das vendas nos PDVs, exposição e reposição de mercadorias, elaboração de relatórios de vendas, promoções, demonstrações e pesquisa de preço. Ao aluno também será apresentado formas de execução de ações de merchandising nos pontos de venda.
Carga horária: 40 horas
Data de início: 03 de abril de 2017
Data de término: 03 de maio de 2017
Turno: Vespertino
Local: Campus Veranópolis do IFRS

Curso de Extensão em Formação de Leitores
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Formação de Leitores ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2017 estimula o hábito da leitura entre os alunos, possibilitando o contato com o texto literário, desenvolvendo as possibilidades interpretativas do texto estudado, aproximando os alunos das tradições orais inglesas, contrapondo com as brasileiras.
Carga horária: 8 horas
Data de início: 07 de abril de 2017
Data de término: 05 de maio de 2017
Turno: Vespertino
Local: Colégio Estadual São Luiz Gonzaga – Veranópolis

Curso de Extensão em Introdução ao Linux
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Introdução ao Linux ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2017 almeja que os alunos adquiram conhecimentos sobre a instalação, uso e manutenção básica de sistemas operacionais baseados em Linux, bem como estimular nos alunos o interesse pelo software livre e ao mesmo tempo capacitá-los para vagas que exigem conhecimento na área.
Carga horária: 16 horas
Data de início: 10 de maio de 2017
Data de término: 31 de maio de 2017
Turno: Vespertino
Local: Campus Veranópolis do IFRS

Última atualização em 10/12/2021

Fim do conteúdo