Bases de Dados e Portais

Banco de Teses e Dissertações da CAPES
Banco que reúne as informações de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação do país reúne 458.657 resumos de trabalhos de pós-graduação. O Banco é uma ferramenta de busca e consulta, com resumos relativos a teses e dissertações defendidas desde 1987. As informações são fornecidas diretamente à Capes pelos programas de pós-graduação, que se responsabilizam pela veracidade dos dados.

CTI Renato Archer
O portal do Centro de Tecnologia e Informação Renato Archer oferece acesso à produção científica da instituição com enfoque em tecnologias em geral e TI Hospitalar. Disponibiliza conteúdos de jornais, relatórios de workshop, resumos de projetos, artigos e livros.

FGV CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) tem o objetivo de preservar os conjuntos documentais considerados relevantes para a história contemporânea do país. O acervo é formado por arquivos pessoais de personalidades públicas no país, por histórias orais gravadas sobre personalidades que atuaram no cenário nacional, pelo Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro e a revista “Estudos Históricos”, além de artigos e livros.

Latindex
Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) é um sistema de informação dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. Atualmente, integram a sua rede de cooperação: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

LivRe – Periódicos de Livre Acesso (CNEN)
Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), através do Centro de Informações Nucleares (CIN) para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre. Área do conhecimento: multidisciplinar e ciências ambientais.

OpenAIRE
OpenAIRE é um portal de acesso aberto que disponibiliza a produção científica financiada pela União Europeia.

Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP
O Portal do INEP disponibiliza informações e publicações na área educacional e mantém linha editorial própria, permitindo o acesso a resultados de pesquisas, avaliações, censos, estudos temáticos, acordos de cooperação, além de séries, coleções especiais, boletins, publicações extintas, manuais, entre outros. O INEP também realiza a manutenção de periódicos já consolidados para a comunidade educacional Brasileira.

Open Grey
Sistema de Informação de literatura cinzenta na Europa, como relatórios técnicos ou de pesquisa, dissertações de doutorado, artigos de conferências, publicações oficiais e outros tipos de literatura cinzenta. A OpenGrey cobre áreas de Ciência, Tecnologia, Ciências Biomédicas, Economia, Ciências Sociais e Humanidades. O site inclui preprints das conferências GL (GreyNet International) em texto completo.

Portal de Periódicos CAPES
O Portal Capes, além do conteúdo de acesso restrito, reúne uma seleção de bases de dados, páginas, portais e bibliotecas virtuais de acesso livre.

Portal de Periódicos Científicos da UFRGS
O Portal de Periódicos Científicos da UFRGS é um espaço virtual que reúne e divulga informações sobre as revistas científicas correntes, editadas na UFRGS ou editadas em parceria com a Universidade.

Portal de Periódicos IFRS
O Portal de Periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma iniciativa que objetiva a democratização do acesso, a visibilidade, a segurança e o desenvolvimento das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

SpringerOpen
SpringerOpen disponibiliza acesso aberto a periódicos e livros de alta qualidade, revisado por pares, com cobertura em todas as áreas.

Sumários de Revistas Brasileiras
Sumários de Revistas Brasileiras é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT). Fonte: Sumários.org.

Spell – Scientific Periodicals Electronic Library
Ferramenta virtual que agrega a produção científica disponibilizada eletronicamente pelos periódicos associados, reunindo artigos científicos, resenhas, editoriais, notas bibliográficas, casos de ensino, debates, entre outros documentos. Também traz informações sobre os principais periódicos das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo. Fonte: Spell.

VEDUCA
Plataforma que disponibiliza conteúdos em videoaula e cursos certificados de instituições de ensino nacionais e internacionais. Sua forma de acesso é gratuita, no entanto, para cursos certificados é necessário o pagamento de uma taxa de participação.