Histórico

Em 2014, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS iniciou suas atividades no município de Veranópolis, com a oferta de cursos técnicos em Administração e Informática na modalidade subsequente e de cursos de extensão. Neste mesmo ano, a biblioteca foi organizada em um espaço provisório, com a aquisição dos primeiros livros, enquanto, o espaço permanente se encontrava em reforma.

A inauguração da atual infraestrutura ocorreu no dia 25 de outubro de 2017, contemplando um espaço amplo com uma área de 193 m², dispondo de terminais para acesso à internet, guarda-volumes, bancadas, mesas e cabines para estudos em grupos, visando atender às demandas e necessidades de informação da comunidade interna e externa, com acervo atualizado e de qualidade. O acervo da biblioteca vem crescendo continuamente para atender também às bibliografias básicas e complementares dos cursos superiores em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais, cursos iniciados em 2018.

Em 2019, o campus recebeu a primeira turma do Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio. Neste mesmo ano, a biblioteca passa a adotar a sua nova identidade: Biblioteca Cely Carolina Dal Pai de Mello. A escolha do nome da biblioteca ocorreu por meio de votação, com a participação da comunidade interna (servidores e discentes), a partir da escolha entre quatro personalidades que deixaram um legado importante em educação, arte, cultura e literatura no município de Veranópolis. A inauguração oficial da nova identidade ocorreu no dia 05 de dezembro de 2019.

Em 2022, iniciou a primeira turma do Curso Técnico em Informática para a Internet Integrado ao Ensino Médio. Atualmente, o Campus oferece dois cursos integrados no ensino médio e dois cursos tecnólogos na graduação.
A Biblioteca do campus Veranópolis integra o Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SiBIFRS), que é composto pelas bibliotecas dos 17 campi do Instituto.

Missão

Promover o acesso à informação por meio de uma infraestrutura adequada e fontes de informação atualizadas, contribuindo para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica e escolar, bem como, proporcionar apoio informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Visão

Ser uma biblioteca de referência em gestão e disseminação da informação para a comunidade do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

• Compromisso com serviços de qualidade;
  • Inclusão informacional;
  • Respeito e integridade;
  • Responsabilidade sociocultural;
  • Eficiência e eficácia.

Para conhecer mais sobre o Sistema de Bibliotecas do IFRS – SiBIFRS, clique aqui

Última atualização em 27/04/2022