Início do conteúdo

Informações


Informações Gerais 

 

Acervo

O acervo da Biblioteca do Campus Veranópolis é composto por livros, obras de referências, folhetos, CDs, DVDs, gibis, trabalhos de conclusão de curso e revistas. Possui 535 títulos e 1588 exemplares (dados de 15/10/2018) cadastrados no sistema Pergamum, que contemplam áreas do conhecimento como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. A atualização do acervo é realizada mediante compra e doação. O usuário pode realizar a pesquisa básica e avançada de títulos que compõem o acervo das 17 bibliotecas do IFRS por meio do catálogo online. Além disso, os usuários do IFRS têm acesso livre ao Portal de Periódicos da Capes, com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

 

Prazos e limites para empréstimo

O empréstimo domiciliar é restrito aos servidores (docentes e técnico-administrativos) e alunos matriculados em cursos regulares, que possuam cadastro no sistema Pergamum. Alunos de cursos de curta duração podem realizar a consulta local do acervo da biblioteca. Discentes e técnico-administrativos podem emprestar até 4 (quatro) itens pelo prazo de 7 (sete) dias e docentes até 8 (oito) itens pelo prazo de 14 (quatorze) dias. Não é permitido o empréstimo domiciliar para obras de referência e com status de consulta local. O usuário pode realizar a consulta desses materiais na própria biblioteca.

 

 Renovações

O usuário poderá realizar até 10 (dez) renovações pelo sistema Pergamum, desde que, o empréstimo de uma obra não esteja em atraso ou em reserva.

É de responsabilidade de cada usuário realizar a renovação dentro do prazo previsto para devolução. Para renovações faça seu login em Meu Pergamum.

Reservas

As reservas poderão ser solicitadas diretamente na biblioteca ou realizadas pelo catálogo online. A reserva de um mesmo título seguirá ordem cronológica de solicitação. O material reservado ficará à disposição do usuário por um prazo de 36h a partir de sua chegada à biblioteca. O não comparecimento do usuário para retirada do material reservado no período determinado implicará perda de direito ao empréstimo da obra, ficando à disposição para o próximo da fila de espera.

Só é possível realizar a reserva de títulos que estejam com todos os exemplares em empréstimo. A reserva é feita pelo catálogo online, com login e senha do sistema Pergamum, selecionando o título de interesse e o campus de origem. Em caso de dúvidas, consulte o Manual do usuário ou entre em contato com a biblioteca.

 

Recomendações para uso da biblioteca

 

  • Deixe o telefone em modo silencioso e utilize fones de ouvido;

  • Guarde sua mochila no armário para consultar o acervo e realizar seus estudos em grupo ou individual;

  • Termine seu lanche antes de entrar na biblioteca;

  • Não reponha os livros que consultou nas estantes. Deixe nas mesas ou entregue no balcão de atendimento;

  • Fique atento aos prazos de devolução dos seus empréstimos;

  • Utilize marcadores de páginas e postites para sinalizar as páginas e faça anotações em seu caderno ou blocos de notas;

  • Preserve a vida útil do livro. Evite rasgar, rasurar, dobrar, molhar e usar grampos, clipes e fitas adesivas.

 

Visitas Orientadas

Para solicitar capacitações sobre o sistema Pergamum e normas da ABNT entre em contato com biblioteca@veranopolis.ifrs.edu.br

 

Dados Estatísticos

Boletins Bibliográficos:

 

Boletim Bibliográfico 1º semestre de_2017

Boletim Bibliográfico 2º semestre de 2017

Boletim Bibliográfico 1º semestre de 2018

 

Boletins de Circulação de Materiais

Boletim de Circulação ano 2017

 

Multas e Abonos

A  IN PROEN 003/2017 é um documento que normatiza a cobrança de multa pelo atraso da devolução de materiais no SiBIFRS. Possui artigos referentes ao valor da multa, formas de pagamento via Guia de Recolhimento da União (GRU), além de normatizar a conversão da multa em doação de livros e os procedimentos necessários para o aceite destas obras nos acervos das Bibliotecas.

 

Sistema de Bibliotecas do IFRS – SiBIFRS

Conheça a Resolução nº 036, de 20 de junho de 2017, que regulamenta o Regimento Interno do Sistema de Bibliotecas do IFRS – SiBIFRS. Organizado para parametrizar organização, finalidades e competências do Sistema de Bibliotecas, Comissão de Representantes de Bibliotecas (COREB), Coordenação Geral, bibliotecas que integram o SiBIFRS, recursos humanos vinculados às bibliotecas como bibliotecários e servidores de apoio, estrutura administrativa e física das Bibliotecas e Comissões de Estudos e Trabalhos Temáticos – CETTs. O Documento também aborda o acesso às Bibliotecas, usuários, empréstimo domiciliar, renovações e reservas além das disposições finais.  

 

Política de Desenvolvimento de Coleções

A Política de Desenvolvimento de Coleções do SiBIFRS é um documento que tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes visando à padronização dos processos que envolvem a formação e o desenvolvimento das coleções das bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas do IFRS – SiBIFRS. Ainda em fase de aprovação pelos Conselhos do IFRS.

 

Termo de autorização para publicação eletrônica

O Termo de Autorização para Publicação Eletrônica deve ser impresso, preenchido e assinado pelo aluno e entregue juntamente com a obra ao Coordenador do Curso. O Coordenador do Curso, por sua vez, fará a compilação dos trabalhos em mídia única que será entregue junto com os termos, na Biblioteca, para posterior inserção no sistema. A Biblioteca não recebe trabalhos acadêmicos em meio impresso, somente os recebe em meio digital.

Termo de Doação

Para a doação de livros impressos o doador deverá assinar o Termo de Doação para ciência de que a biblioteca poderá incorporar ou não o  material ao acervo, descartando-o ou dando outro destino, quando o material não atender aos requisitos definidos na Política e Desenvolvimento de Coleções do SiBIFRS.

Fim do conteúdo