Início do conteúdo

Informações

Multas e Abonos

A  IN PROEN 003/2017 é um documento que normatiza a cobrança de multa pelo atraso da devolução de materiais no SiBIFRS. Possui artigos referentes ao valor da multa, formas de pagamento via Guia de Recolhimento da União (GRU), além de normatizar a conversão da multa em doação de livros e os procedimentos necessários para o aceite destas obras nos acervos das Bibliotecas.

Sistema de Bibliotecas do IFRS – SiBIFRS

Conheça a Resolução nº 036, de 20 de junho de 2017, que regulamenta o Regimento Interno do Sistema de Bibliotecas do IFRS – SiBIFRS. Organizado para parametrizar organização, finalidades e competências do Sistema de Bibliotecas, Comissão de Representantes de Bibliotecas (COREB), Coordenação Geral, bibliotecas que integram o SiBIFRS, recursos humanos vinculados às bibliotecas como bibliotecários e servidores de apoio, estrutura administrativa e física das Bibliotecas e Comissões de Estudos e Trabalhos Temáticos – CETTs. O Documento também aborda o acesso às Bibliotecas, usuários, empréstimo domiciliar, renovações e reservas além das disposições finais.

Política de Desenvolvimento de Coleções

A Política de Desenvolvimento de Coleções do SiBIFRS é um documento que tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes visando à padronização dos processos que envolvem a formação e o desenvolvimento das coleções das bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas do IFRS – SiBIFRS. Ainda em fase de aprovação pelos Conselhos do IFRS.

Termo de autorização para publicação eletrônica

O Termo de Autorização para Publicação Eletrônica deve ser impresso, preenchido e assinado pelo aluno e entregue juntamente com a obra ao Coordenador do Curso. O Coordenador do Curso, por sua vez, fará a compilação dos trabalhos em mídia única que será entregue junto com os termos, na Biblioteca, para posterior inserção no sistema. A Biblioteca não recebe trabalhos acadêmicos em meio impresso, somente os recebe em meio digital.

Termo de Doação

Para a doação de livros impressos o doador deverá assinar o Termo de Doação para ciência de que a biblioteca poderá incorporar ou não o  material ao acervo, descartando-o ou dando outro destino, quando o material não atender aos requisitos definidos na Política e Desenvolvimento de Coleções do SiBIFRS.

Última atualização em 17/10/2018

Fim do conteúdo