Início do conteúdo

Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

A pesquisa e a inovação fazem parte dos objetivos dos Institutos Federais (IFs). Na Lei de criação dos IFs, em seu artigo 7 o , inciso III os IFs têm como objetivo realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.

Conforme o Estatuto do IFRS aprovado em 20 de agosto de 2009 e alterações posteriores, as ações de pesquisa constituem um processo educativo para a investigação e o empreendedorismo, visando à inovação e à solução de problemas científicos e tecnológicos, envolvendo todos os níveis e modalidades de ensino, com vistas ao desenvolvimento social (Art. 33).

Ademais, as atividades de pesquisa têm como objetivo formar recursos humanos para a investigação, a produção, o empreendedorismo e a difusão de conhecimentos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos, sendo desenvolvidas em articulação com o ensino e a extensão, ao longo de toda a formação profissional (Art. 34).

Atualmente, o campus Veranópolis conta com dois grupos de pesquisa: Computação Aplicada e Organizações, Sociedade e Sustentabilidade.

Última atualização em 06/02/2018

Fim do conteúdo