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Projetos de Pesquisa


App Educativo Inovador para Competências Socioemocionais: Uma Abordagem Tecnológica para o Bem-Estar Escolar
Edital PROPPI 19/2023 – Fomento Interno para Projetos de Pesquisa e Inovação 2024

Coodenador: Marcos Juares Vissoto Corino
Bolsista (BIDTI): Eric Baldissera

Resumo:
Este projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo Android focado em auxiliar no fortalecimento das competências socioemocionais dos estudantes do ensino médio. O escopo é abranger atividades envolvendo cinco macro competências a serem trabalhadas: autogestão, engajamento com outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo. Desta forma, essa iniciativa busca proporcionar ferramentas digitais para melhorar a inteligência emocional, resiliência, empatia e habilidades de relacionamento, reconhecendo a importância crítica das habilidades socioemocionais no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes de forma a contribuir com um impacto positivo no bem-estar e no sucesso futuro, além de contribuir para a criação um ambiente escolar mais saudável e produtivo para toda a comunidade.
Metas Principais:
1. Desenvolvimento de um aplicativo intuitivo e envolvente que ofereça recursos interativos e lições práticas para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes.
2. Realizar uma avaliação do aplicativo, medindo seu impacto nas competências socioemocionais dos estudantes, bem como em seu bem-estar acadêmico e emocional.
3. Proporcionar uma forma de acompanhar as possíveis necessidades emocionais dos estudantes e colaborar preventivamente com ações que possam contribuir para sua permanência e êxito no ambiente escolar.

 

Competências individuais para a inovação: identificação de variáveis, antecedentes e consequentes
Edital PROPPI 19/2023 – Fomento Interno para Projetos de Pesquisa e Inovação 2024

Coodenador: Denise Genari
Bolsista (BICT): Victoria Yafa Canfild Peruzzo

Resumo:

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral mapear as competências individuais para inovação, bem como seus elementos antecedentes e consequentes. Para tanto, os seguintes objetivos específicos são listados: a) desenvolver uma revisão sistemática de literatura e a consequente identificação de estudos prévios que indiquem as competências profissionais importantes para atuar em ecossistemas de inovação; b) estruturar um instrumento de pesquisa que sistematize os achados da revisão de literatura; c) identificar as variáveis que representam as competências individuais para a inovação; d) validar as dimensões que representam as competências individuais para a inovação; e) analisar a relação existente entre as competências individuais para a inovação e possíveis elementos antecedentes ou consequentes, tais como: os traços de personalidade, o capital psicológico, a inovatividade individual, a empregabilidade e a percepção de sucesso na carreira. Para o atendimento dos dois primeiros objetivos específicos, será desenvolvida uma revisão sistemática de literatura. Sequencialmente, os demais objetivos serão atendidos com base na realização de uma pesquisa de caráter descritivo, transversal e quantitativo. Se desenvolverá uma survey, com a aplicação de um questionário padronizado direcionado a profissionais vinculados a hubs de inovação, bem como estudantes dos cursos superiores do eixo de informação e comunicação do IFRS. Ainda focando esses objetivos, a identificação das variáveis e a análise das dimensões que representam as competências individuais para a inovação, bem como seus elementos antecedentes e consequentes, serão realizadas a partir das seguintes técnicas estatísticas: análise descritiva e modelagem de equações estruturais. Espera-se que os resultados oriundos do desenvolvimento deste projeto de pesquisa gerem implicações gerenciais, no sentido de favorecer os processos seletivos, o desenvolvimento e a promoção de profissionais com maior eficácia, tomando como base o mapeamento sobre competências de inovação realizado. Além disso, as instituições de ensino também serão beneficiadas, uma vez que o reconhecimento das competências profissionais direcionadas para a inovação possibilitará a formação e avaliação dos estudantes convergentes com as demandas corporativas e sociais. A temática abordada neste projeto, bem como a condução dos seus procedimentos metodológicos, está vinculada a diversas disciplinas ofertadas no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (Gestão de Pessoas, Métodos Quantitativos em Administração, Estudos Dirigidos em Gestão, Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Proposta de TCC e Gestão e Inovação) e no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio (Informática e Pesquisa Científica, Gestão de Pessoas, Criatividade, Inovação e Tecnologias, Projeto Integrador I e Projeto Integrador II). Portanto, o processo de execução da pesquisa e os resultados obtidos poderão contribuir com o desenvolvimento de atividades nas disciplinas citadas, por meio da realização de discussões e exercícios, com base no presente estudo. Além disso, com o suporte dos resultados da pesquisa, será possível realizar palestras e minicursos que terão o objetivo de: divulgar para a comunidade acadêmica os principais achados do estudo; apresentar a sistemática de pesquisa adotada, para que embase a realização de diagnósticos em outras organizações e; ampliar o conhecimento dos gestores sobre as competências individuais para a inovação. Em consonância com os argumentos apresentados, fica caracterizada a associação deste projeto de pesquisa com ações de ensino e extensão.

Última atualização em 04/04/2024

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