Estudantes disputam xadrez e tênis de mesa na primeira etapa dos Jogos do IFRS

Nove estudantes atletas do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram da primeira etapa da oitava edição dos Jogos do IFRS. Foram realizadas as disputas de tênis de mesa e xadrez, nesta quarta-feira, 21 de junho de 2023, no Campus Bento Gonçalves

Na modalidade de xadrez participaram os estudantes Arthur Reis Moreira,  Carlos Henrique Segalotto Colonheze, Fernando Bós Fabro, Matheus Reis Moreira e Tiago Zanella Pancotto. No tênis de mesa, jogaram Emily da Silva de Carli, Felipe Rian Anacleto, Matteo Ludwig Goellner e Tyago Simioni Boscheti. A delegação do campus estava composta também por três professores que acompanhavam os atletas.

Participar dos Jogos é uma experiência “incrível”, na avaliação do estudante Tiago Pancotto, que esteve pela terceira vez representando o campus no campeonato de xadrez. Ele destaca a integração com estudantes de outras unidades. “Conversei com alunos no ano passado que encontrei novamente este ano. Falei com um colega de outro campus, fiquei feliz quando ele ganhou, e ele ficou feliz quando eu ganhei.”

Tiago comenta que desde o início deste ano os estudantes perguntavam sobre os jogos e estavam aguardando pela participação. “A nossa escola é muito unida nessa questão. Até já recebi mensagem dos colegas para saber como eu estava indo nos jogos. O pessoal é bem solidário.” O estudante ficou feliz com o seu desempenho: ganhou cinco partidas das sete jogadas. Mas a preparação não terminou, pois ele vai para o Campus Sertão pela primeira vez para participar dos jogos de basquete.

No Campus Sertão, ocorrerá a segunda etapa dos Jogos, entre 29 de junho e 1º de julho. O Campus Veranópolis deverá competir com 35 estudantes, que disputarão as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, voleibol e vôlei de praia.

Saiba como foi a abertura oficial dos Jogos

Os estudantes e servidores receberam as boas-vindas no ginásio de esportes do Campus Bento Gonçalves. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacou que os Jogos do IFRS são aguardados por todos da gestão. “São momentos em que podemos ver os rostos dos nossos estudantes, a alegria, o interesse e o comprometimento de cada um, ver a vontade de defender as cores de seus campus. Mas o mais importante de tudo é poder realizar trocas, conhecer pessoas, dividir experiências”, disse Júlio.

Durante a cerimônia, os participantes realizaram uma homenagem à professora Agnes Schmeling, do Campus Osório, com um minuto de palmas.

Tiveram falas também a pró-reitora adjunta de Extensão, Daiane Toigo Trentin, a pró-reitora adjunta de Ensino, Larissa Brandelli Bucco, e a diretora de Extensão do Campus Bento Gonçalves, Raquel Scotton. E estavam presentes ainda a pró-reitora de Administração, Tatiana Weber, e diretores-gerais de campi.

As partidas de tênis de mesa e xadrez ocorreram em seguida e se estenderam até metade da tarde, quando foram entregues as medalhas para os três primeiros colocados de cada modalidade. A competição de xadrez contou com a participação de 132 estudantes, e para o tênis de mesa foram 50 inscritos. Essas modalidades ocorreram em separado das demais com o objetivo de oferecer um espaço adequado para a concentração dos participantes.

Sobre o Jogos do IFRS

Entre os dias 29 de junho e 1º de julho, o Campus Sertão será sede das competições de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, com equipes masculinas e femininas dos Jogos do IFRS.

Os atletas vencedores das diferentes modalidades (com exceção do xadrez) participarão dos Jogos Regionais dos Institutos Federais 2023, em Blumenau/SC, de 29 de agosto a 1º de setembro. Quem vencer na etapa regional vai para os Jogos Nacionais, de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza/CE. No xadrez, os oito melhores classificados, masculino e feminino, participarão de treinamentos. Após, serão feitas seletivas para definir os  representantes do IFRS nos Jogos Regionais.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.