Início do conteúdo

Avaliação


A avaliação da aprendizagem dos estudantes, em cada componente curricular, é realizada durante o período letivo semestral através dos seguintes instrumentos (não descartando-se a utilização de outros):

  • Avaliações escritas e práticas, individuais ou em grupo;
  • Seminários;
  • Trabalhos de pesquisa bibliográfica;
  • Desenvolvimento de sistemas computacionais;
  • Projetos interdisciplinares.

De acordo com a Organização Didática do IFRS deverão ser utilizados, pelo menos, dois instrumentos de avaliação por componente curricular. No plano de ensino de cada componente curricular estão detalhados os instrumentos de avaliação, bem como os critérios de avaliação.

O resultado da avaliação do desempenho do estudante em cada componente curricular é expresso através de notas, registradas de 0 (zero) a 10 (dez), sendo admitida apenas uma casa decimal após a vírgula e constituída por, no mínimo, dois instrumentos avaliativos.

A nota mínima da média semestral (MS) para aprovação em cada componente curricular é 7,0 (sete), calculada através da média aritmética das avaliações realizadas ao longo do semestre. Caso o estudante não atinja média semestral igual ou superior a 7,0 (sete) ao final do período letivo, em determinado componente curricular, tem direito ao exame final (EF).

A média final (MF) será calculada a partir da nota obtida no exame (EF) com peso 4 (quatro) e da nota obtida na média semestral (MS) com peso 6 (seis), conforme a equação:

MF = (MS * 0,6) + (EF * 0,4) ≥ 5,0

O estudante deve obter média semestral (MS) mínima de 1,8 (um vírgula oito) para poder realizar exame final (EF). O exame final constará de uma avaliação dos conteúdos trabalhados no componente curricular durante o período letivo. A aprovação do estudante no componente curricular ocorre somente com uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e média semestral (MS) igual ou superior a 7,0 (sete) ou média final (MF) igual ou superior a 5,0 (cinco), no caso de realização de exame final.

Para saber a nota necessária no exame final, dada a média semestral (MS) obtida, veja a planilha disponível aqui.

 

Última atualização em 25/04/2022

Fim do conteúdo