Início do conteúdo

Campus Rolante participa da maior edição do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS


O 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS começou nesta quinta-feira, 23 de novembro de 2023, no Campus Bento Gonçalves com uma intensa programação que inclui apresentações de trabalhos de pesquisa, pós-graduação e internacionalização, oficinas, visitas pelo campus e muita atividade artística.

À noite ocorreu a cerimônia de abertura, com as boas-vindas do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, aos participantes. Em seguida, foi realizada a palestra “Por uma ciência engajada: a produção científica como expressão da transformação social”, ministrada pelo professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) André Luís Pereira.

Esta é a maior edição do Salão, com 1.236 inscritos. São estudantes e servidores dos 17 campi e da Reitoria reunidos nos espaços do Campus Bento Gonçalves. O IFRS Campus Rolante participa do evento com uma delegação formada por 46 pessoas, entre servidores e estudantes. As atividades continuam nesta sexta-feira, 24 de novembro.

São realizados, em paralelo, o 12º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT); 11º Seminário de Extensão (SEMEX); 10º  Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT); 8º Seminário de Pós-Graduação; 8º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; Mostra de Inovação e  Tecnologias (MIT); Mostra de Protótipos Automotivos; Mostra de Arte; 2º Encontro de Educação a Distância; 3º Circuito Literário; 2º Mérito Extensionista; 2º Exposição NuMem: 15 anos de História e Memória do IFRS; Encontro de Periódicos. O evento tem ainda o Espaço Kids, local lúdico e de acolhimento para todos os participantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira a participação do Campus Rolante no 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS (apresentação de trabalhos/projetos):

12º SICT – Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

  • Análise da seção batimétrica do rio Mascarada após evento hidrossedimentológico extremoDavi Berlitz e Fernando Luis Hillebrand (orientador)
  • Análise das seções transversais do rio Areia após evento hidrossedimentológico extremoEvelyn Roos Ullmann e Fernando Luis Hillebrand (orientador)
  • A poesia inédita de Patativa do Assaré: organização e investigação do acervo Gilmar de CarvalhoAlice Velho e Rafael Hofmeister de Aguiar (orientador)
  • Levantamento da quantidade e condições de proteção das nascentes hídricas nas propriedades rurais do Município de Rolante/RSAndriara Kaminski Alves e Jesus Rosemar Borges (orientador)
  • Elaboração e análise das características físicas de biscoito tipo cookie produzido com farinha de bagaço de uvaLarissa Lemos Noack e Médelin Marques da Silva (orientadora)
  • Desenvolvimento de bebida fermentada à base de polpa de coco, bactérias probióticas e resíduo agroindustrial vinícolaFrancieli das Neves Wanner e Médelin Marques da Silva (orientadora)
  • Desenvolvimento e avaliação de diferentes métodos e ações para a preservação das abelhas nativas no IFRS – Campus RolanteÉrika Guth e Gabriela Javornik Barroso (orientadora)
  • Educação Física escolar e a Lei 10.639/03: uma revisão sistemática de literaturaDanieri Ribeiro da Rocha e Luciano Corsino do Nascimento (orientador)
  • A revisão sistemática como possibilidade de estudo bibliográfico na Educação Física escolar: ensino médio e justiça socialFernanda dos Santos Sehn e Luciano Corsino do Nascimento (orientador)
  • Os recursos digitais como auxílio à identificação de espécies em uma coleção entomológicaMariana Herrmann e Josmael Corso (orientador)
  • Sustentabilidade nas Cadeias de Suprimentos Calçadistas: desafios e novas perspectivas do contexto brasileiroJean Pierre Gröss de Brito e Ana Paula Ferreira Alves (orientadora)
  • Trabalhadoras, uni-vos! A influência da empresa focal nas condições de trabalho de cadeias de suprimentos calçadistasLetícia Ribeiro Wanner e Ana Paula Ferreira Alves (orientadora)
  • Fatores que influenciam os estudantes ingressos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na escolha pelos serviços educacionais do IFRS Campus RolanteEmilyn Ortiz de Campos e Jacques André Grings (orientador)
  • Reprodução Social no Brasil: relações entre desigualdades sociais e educacionais nos níveis estadual e municipalThiago Damer Baptista e Fernando Gonçalves de Gonçalves (orientador)
  • Violência e Civilização no Rio Grande do Sul: operacionalizando empiricamente a teoria do processo civilizadorTaís Zwetsch e Fernando Gonçalves de Gonçalves (orientador)
  • Violência e Civilização no Rio Grande do Sul: o processo civilizador a partir dos registros nacionais entre 1979 e 2020Leones Melo Zambonato e Fernando Gonçalves de Gonçalves (orientador)
  • Violência e Civilização no Rio Grande do Sul: estimando a trajetória do processo civilizador no longo prazoSindel Carolina Voltz Schuquel e Fernando Gonçalves de Gonçalves (orientador)
  • Clube de Astronomia em RolanteArthur Gomes Severo e Ione Araújo (orientadora)

 

10º SEMEPT – Seminário de Educação Profissional e Tecnológica

  • Aprendendo com o Contexto: monitoria de estudos em Responsabilidade Social e Ambiental junto à indústria calçadistaMatheus Strassburger e Ana Paula Ferreira Alves (orientadora)
  • Hora H: diálogos sobre educação sexual no ambiente escolarAna Lívia Ferreira da Silva e Karina Rodrigues Lorenzatto (orientadora)
  • Curtir, Comentar e Compartilhar: a organização e divulgação de ações do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais como estratégia de integração e sociabilidade de estudantes Marcelli dos Santos Becker e Ana Paula Ferreira Alves (orientadora)
  • Confecção de laminário de artrópodes e helmintos: Aproximando teoria e prática no estudo de zoologia para o ensino fundamental e médioEvelyn Milene Matias e Cláudia Dias Zettermann (orientadora)
  • Implantação de trilha ecológica para educação e preservação ambiental no IFRS Campus RolanteAgnes Katherine Marcon Nunes e Josmael Corso (orientador)
  • Espaço para produção de mudas de plantas bioativas e olerícolasJoão Gabriel Reuter Teppo e Adriana Regina Corrent (orientadora)
  • HortLAB: Dinamizando os processos de ensino-aprendizagem em olericulturaLeonardo Henrique Sperb e Adriana Regina Corrent (orientadora)
  • Desenvolvimento da bovinocultura no Campus Rolante do IFRS: uma metodologia de ensino-aprendizagemAlessandra Becker e Andressa Minussi Pereira Dau (orientadora)
  • Clube de Astronomia em RolanteArthur Gomes Severo e Ione Araújo (orientadora)

 

11º SEMEX – Seminário de Extensão

  • Ciclo de leituras Contantes: formação para mediadores de leitura literáriaJoão Thiago da Silva de Borba e Ana Paula Cecato de Oliveira (orientadora)
  • Aproximação com a literatura através de um clube de leituraEvelyn Gerusa de Abreu e Ana Paula Cecato de Oliveira (orientadora)
  • Mar itinerante: identificação e divulgação da biodiversidade marinha do litoral gaúchoBruna Pereira Luz e Karina Rodrigues Lorenzatto (orientadora)
  • Produção de alimentos orgânicos em horta escolar por alunos de uma classe de atendimento educacional especializadoHellen Greyci da Silva Farias e Jesus Rosemar Borges (orientador)
  • A ampliação do sentir, conexões com a natureza através do Jardim SensorialAnderson Dias Gomes e Adriana Regina Corrent (orientadora)
  • Medidas preventivas da brucelose e tuberculose no município de Rolante (RS)Nicole Rosane Rothmann e Andressa Minussi Pereira Dau (orientadora)
  • Medidas preventivas do carbúnculo hemático, leptospirose e raiva no município de Rolante (RS)Aline Caroline Stein e Andressa Minussi Pereira Dau (orientadora)
  • Fortalecimento da pecuária familiar nos municípios de Caraá, Riozinho, Rolante e Santo Antônio da PatrulhaMaiara da Silva e Jesus Rosemar Borges (orientador)
  • Desmistificando a ciência: uma abordagem para incentivar o ensino de ciência nas escolas de ensino fundamental do Vale do ParanhanaPedro Vieira Krummenauer e Gabriela dos Santos Sant’Anna (orientadora)
  • Desenvolvimento de ações educativas sobre as abelhas-sem-ferrão em escolas de ensino infantil e fundamental de Rolante e RegiãoBruna Eduarda Panichi e Gabriela Javornik Barroso (orientadora)
  • Estratégias educacionais para a conscientização ambiental e preservação das abelhas-sem-ferrãoJoão Vitor Baptista da Silva Baptista Silva e Gabriela Javornik Barroso (orientadora)
  • Mostras de Biologia: uma abordagem para estimular o aprendizadoSofia Müller David e Gabriela dos Santos Sant’Anna (orientadora)
  • Criação de um laminário para as práticas de ensino – 2ª ediçãoJasmini Becker Rohr e Gabriela dos Santos Sant’Anna (orientadora)

Leia mais:

Fim do conteúdo