Dia Internacional da Mulher: campi promovem atividades especiais

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) terão atividades especiais durante o mês. As ações são promovidas pelos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs), pelos Núcleos de Ações Afirmativas (Naaf) e pela Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS. Confira:

Campus Rolante:
07/03 – Aula Inaugural do Campus Rolante com a participação da deputada federal Fernanda Melchionna. Exposição de livros afrocentrados e feministas organizada coletivamente pelo Nepgs, Neabi, Biblioteca e Projeto de Extensão Contantes.

Campus Osório

08/03 – atividades de intervenção.

30/03 – inauguração do acervo Djamila Ribeiro, espaço do Nepgs na biblioteca Professora Tina Hatem do Campus Osório.

Campus Erechim
08/03: exposição de imagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

Campus Vacaria

12/03, às 14h: o Campus Vacaria integrará a Roda de Leitura e Conversa intitulada “Narrativas Femininas”, gratuita, que ocorre na floricultura Horto Dedo Verde. Saiba como participar.

Campus Veranópolis

23/03: roda de conversa sobre gênero e sexualidade, promovida pelo Naaf em parceria com a Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS.

Campus Bento Gonçalves

1º/04, 19h: palestra on-line “Os feminismos, as diferentes formas de militância e as alianças possíveis”, com a professora Joana Maria Pedro, da Universidade Federal de Santa Catarina. Será transmitida no canal oficial do Campus Bento Gonçalves no YouTubeSaiba mais

Sobre o Dia Internacional da Mulher

“Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas. ”

A citação é de Audre Lorde, escritora feminista, mulher negra, lésbica e filha de imigrantes, e representa a essência dessa data. O Dia Internacional da Mulher é um símbolo das lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres no mundo todo. Instituído oficialmente no ano de 1975, estimula a promoção de ações em diferentes países.