Campus Rolante tem 11 projetos selecionados como destaque no 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Projeto 'Análise das seções transversais do rio Areia após evento hidrossedimentológico extremo', Evelyn Roos Ullmann e Fernando Luis Hillebrand (orientador)

Estão divulgados os Destaques do 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. São destacados trabalhos do 12º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), 11º Seminário de Extensão (Semex), 8º Seminário de Pós-Graduação, Mostra de Inovação e Tecnologias.

O 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS ocorreu nos dias 23 e 24 de novembro de 2023, no Campus Bento Gonçalves, reunindo uma amostra da diversidade de projetos realizados nos 17 campi. Nesta edição, o evento teve como tema “Ética e Tecnologia: Para que(m) serve o conhecimento?”.

O Campus Rolante foi destaque do Salão obtendo a segunda colocação em números de projetos selecionados, com 11 trabalhos indicados (o Campus Rio Grande teve 13 selecionados). Rolante levou para o evento uma delegação formada por 46 pessoas, entre servidores e estudantes, e 40 projetos homologados para apresentação. Os estudantes autores dos trabalhos em destaque receberão certificado de reconhecimento.

O diretor de Ensino do IFRS Campus Rolante, professor Fábio Zschornack, ressalta a importância desse resultado para a instituição. “O Campus Rolante recebe com muita alegria a relação de destaques e parabeniza os nossos colegas orientadores e os estudantes bolsistas, que fizeram um ótimo trabalho. Tivemos 11 projetos selecionados, o que é uma grande conquista para todos nós. Agora, ficamos na responsabilidade de fazermos ainda melhor no próximo ano, com mais trabalhos e mais estudantes contemplados em projetos como bolsistas. Que os projetos de ensino, pesquisa e extensão possam ser cada vez mais fortalecidos em nosso campus e que possamos trazer melhores resultados para nossa comunidade como um todo“, afirma.

Mais de 700 ações foram apresentadas por estudantes de ensino médio, técnico e superior em cinco dos eventos que integraram o Salão: 12º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 11º Seminário de Extensão (Semex); 10º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); Sessão de Indissociabilidade e 8º Seminário de Internacionalização. Todos os projetos do IFRS precisam envolver estudantes bolsistas, proporcionando aprendizados, desafios e experiências transformadoras.

Pela segunda vez no Salão, a aluna do Campus Rolante Isa Kichler Neri, do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, disse que o evento trouxe experiências maravilhosas. Ela participou, em 2022, de um projeto de ensino e este ano esteve envolvida com extensão pela primeira vez, no trabalho “Plantas Bioativas: saberes de mulheres na promoção da saúde da família”. “Eu gostei muito porque envolve a comunidade da nossa região e de outras cidades e tem sido importante para mim”, contou. Questionada sobre o motivo de ser importante, a estudante não titubeou em responder que é por ver o impacto do projeto. “Às vezes, são pessoas que não têm muitas oportunidades e com isso demonstram satisfação pelas mudanças que ocorrem em suas vidas”, ressalta.

Confira os projetos do Campus Rolante selecionados como destaque no 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS:

12º SICT – Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

• Desenvolvimento e avaliação de diferentes métodos e ações para a preservação das abelhas nativas no IFRS – Campus Rolante | Érika Guth e Gabriela Javornik Barroso (orientadora)
  • Reprodução Social no Brasil: relações entre desigualdades sociais e educacionais nos níveis estadual e municipal | Thiago Damer Baptista e Fernando Gonçalves de Gonçalves (orientador)
  • Análise das seções transversais do rio Areia após evento hidrossedimentológico extremo | Evelyn Roos Ullmann e Fernando Luis Hillebrand (orientador)

Projeto ‘Ciclo de leituras Contantes: formação para mediadores de leitura literária’, aluno João Thiago da Silva de Borba e Ana Paula Cecato de Oliveira (orientadora)

Projeto ‘Desenvolvimento de ações educativas sobre as abelhas-sem-ferrão em escolas de ensino infantil e fundamental de Rolante e Região’, aluna Bruna Eduarda Panichi e Gabriela Javornik Barroso (orientadora)

Projeto ‘Medidas preventivas da brucelose e tuberculose no município de Rolante (RS)’, aluna Nicole Rosane Rothmann e Andressa Minussi Pereira Dau (orientadora)

Projeto ‘Aproximação com a literatura através de um clube de leitura’, aluna Evelyn Gerusa de Abreu e Ana Paula Cecato de Oliveira (orientadora)

11º SEMEX – Seminário de Extensão

• Medidas preventivas da brucelose e tuberculose no município de Rolante (RS) | Nicole Rosane Rothmann e Andressa Minussi Pereira Dau (orientadora)
  • Mar itinerante: identificação e divulgação da biodiversidade marinha do litoral gaúcho | Bruna Pereira Luz e Karina Rodrigues Lorenzatto (orientadora)