Atividade presencial em laboratório é realizada no Campus Rolante

Alunos do curso Técnico Integrado em Agropecuária participaram de uma atividade presencial no Laboratório Agrotécnico do Campus Rolante do IFRS nesta segunda-feira (27). Todos os participantes utilizaram equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme normas de segurança contra a Covid 19.

A atividade prática faz parte do Projeto de Pesquisa “Levantamento da Biodiversidade Entomológica da região”, coordenado pelo professor Josmael Corso, do Campus Rolante. O projeto é formado pelos alunos bolsistas Mariana Herrmann e Pedro Krummenauer (2° ano Agro Integrado); alunos voluntários Sandro Marinho (3° ano Agro Integrado); Andriara Kaminski Alves (2° ano Agro Integrado); Érika Guth e Agnes Marcon Nunes (1° ano Agro Integrado); e os integrantes externos, Edson Gasperin (aluno do IFRS Campus Vacaria) e André Luis Klein (Instituto do Meio Ambiente – SC) que auxiliam na identificação da fauna. O objetivo do projeto de pesquisa é conhecer a fauna de insetos da região, gerando dados sobre esses organismos.

De acordo com o professor Josmael, os insetos são coletados, identificados e armazenados em uma coleção entomológica que está sendo organizada no Campus Rolante. “Esta coleção será utilizada para uso em sala de aula e para educação ambiental em escolas da região. A pesquisa vinha sendo realizada de forma virtual, por meio de fotografias. No entanto, havia um pouco de dificuldade no processo, pois há necessidade da observação em detalhes do corpo do inseto, o que por meio de fotos se mostrava difícil. Por isso, esse retorno presencial foi bastante importante porque deu um passo importante no andamento da pesquisa”, explica Corso.