Início do conteúdo

Comitê de Crise Local avalia condições de uso dos espaços físicos do Campus Rolante para retorno presencial seguro


Nesta segunda-feira, dia 23 de agosto, os membros do Comitê de Crise Local para acompanhamento e prevenção a COVID-19, instituído por meio da Portaria Nº 102/2021, de 29 de junho de 2021, fizeram uma visita de avaliação ao Campus Rolante, para verificar o adequado uso dos espaços físicos, conforme orientações do Comitê Central de Enfrentamento à Covid-19 do IFRS (Reitoria). A visita avaliou, neste primeiro momento, as condições de uso dos laboratórios do Campus para atividades presenciais.

Segundo a diretora geral do Campus Rolante, professora Cláudia Dias Zettermann, a situação sanitária da região vem apresentando melhoria constante, com a vacinação para grande parte da população, incluindo servidores do IFRS. “Com otimismo e muita responsabilidade, temos o prazer em relatar que o Campus Rolante vive hoje uma realidade positiva que muito nos anima. Todos esses fatores nos colocam hoje em uma nova fase, já sendo possível pensar e colocar em prática a abertura do Campus para atividades presenciais. Pensando nisso, e seguindo a Resolução 015, de 19 de fevereiro de 2021, que aprovou o retorno do Calendário Acadêmico em todo o IFRS já prevendo a possibilidade de atividades práticas presenciais, o Comitê de Crise Local esteve no campus nesta segunda-feira para dar início a preparação da instituição. Averiguamos pontos críticos que poderiam impedir um retorno seguro e estamos buscando possibilidades para que o cumprimento das normativas de segurança sejam detalhadamente atendidos”, explica.

Vacinação

Servidores do Campus Rolante do IFRS começaram a ser vacinados para Covid 19 no mês de junho. Em um pedido formalizado pela Direção Geral do campus junto a Secretaria de Saúde do município de Rolante, os profissionais de educação da instituição foram inseridos no cronograma de imunização.

Os servidores receberam a primeira dose da vacina da Oxford. A segunda dose está prevista para o final do mês de agosto. Lembrando que o retorno completo das atividades presenciais só será possível, a princípio, após a aplicação da segunda dose da vacina. “De acordo com a Resolução 015, e com o retorno do Calendário Acadêmico, podemos realizar algumas atividades práticas, desde que essas sejam aprovadas pelo Conselho do Campus (Concamp). É essa vacinação que nos permite maior segurança para realizar essas ações”, afirma a diretora geral do Campus Rolante, professora Cláudia Dias Zetterman.

A diretora explica que, após essa segunda dose, teoricamente os servidores do Campus Rolante estarão imunizados e em processo para um retorno presencial seguindo os protocolos de segurança. “Não será um retorno presencial de todas as turmas ao mesmo tempo, mas será possível a realização de algumas atividades práticas. Primeiramente, essas atividades devem ser solicitadas ao Conselho do respectivo curso, que repassa a solicitação para o Conselho do Campus (Concamp). O retorno presencial completo vai ocorrer após uma deliberação do Conselho Superior do IFRS (Consup). O Campus Rolante não pode retornar isoladamente. Ele precisa retornar presencialmente junto com todos os 17 campi do IFRS, após deliberação do Consup”, destaca Cláudia.

Fim do conteúdo