Campus Rolante analisa condições de retorno das atividades presenciais

O Campus Rolante do IFRS vem à público informar que as condições de retorno para as atividades presenciais estão sendo analisadas pelo Comitê de Crise Local para acompanhamento e prevenção a COVID-19, instituído por meio da Portaria Nº 102/2021, de 29 de junho de 2021. Nesta segunda-feira, dia 23 de agosto, os membros do Comitê vão fazer uma visita de avaliação ao Campus Rolante, para verificar o adequado uso dos espaços físicos, conforme orientações do Comitê Central de Enfrentamento à Covid-19 do IFRS (Reitoria).

A visita vai avaliar, neste primeiro momento, as condições de uso dos laboratórios do Campus, tendo em vista as solicitações para trabalho presencial realizadas por servidores que desenvolvem atividades de pesquisa e extensão nesses espaços. Essa avaliação será encaminhada para o Conselho do Campus (Concamp), que define por meio de votação o retorno.

De acordo com a Direção de Ensino do Campus Rolante, o Calendário Acadêmico está sendo realizado de forma totalmente remota. As aulas e demais atividades acadêmicas estão ocorrendo de forma on-line, disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. O Calendário Acadêmico 2021 dos cursos do Ensino Médio Integrado está organizado em três blocos. O início se deu em maio de 2021, com o término previsto para janeiro de 2022. Os cursos técnicos concomitantes e subsequentes, bem como o Curso Superior, estão organizados de forma semestral, seguindo o mesmo cronograma.

Segundo a Direção de Ensino do Campus Rolante, inicialmente, prevê-se o acesso de alunos bolsistas de projetos de pesquisa e extensão para a realização de atividades presenciais. “Atividades práticas também podem ser, em breve, ofertadas de forma presencial, a partir da análise da situação sanitária. A partir da melhora significativa e sustentada de indicadores da pandemia, bem como a disponibilidade de recursos materiais e orçamentários para garantir a higienização, atividades letivas poderão ser consideradas”, explica o diretor de Ensino do Campus Rolante, professor Fábio Zschornack.

Lembramos que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vem trabalhando com um cenário de redução, cortes e bloqueio no orçamento institucional.

De acordo com a Diretoria de Administração (DAP) do Campus Rolante, em abril deste ano, junto a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), houve o anúncio de bloqueio de 13,8% do orçamento discricionário de custeio, ou seja, esse índice representou R$ 2,7 Bi para o Ministério da Educação (MEC) e R$ 6,5 Mi para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Logo, em junho de 2021, houve o anúncio de desbloqueio de 8% do orçamento bloqueado. Essa liberação representou R$ 1,5 Bi para o MEC e R$ 3,8 Mi para o IFRS. E em 02/08/2021 o restante do orçamento foi desbloqueado. “Então, aquele R$ 1,7 Bi anunciado pelo Ministro da Educação, nada mais é do que o desbloqueio da parcela bloqueada no momento da sanção da LOA 2021, o que não significou nem um valor a mais do que já havia sido previsto para o IFRS”, informa o diretor de Administração do Campus Rolante, Marcelo Lauer Mota. Tais informações podem ser conferidas no Decreto Presidencial Nº 10.686/2021 e na Portaria FAZENDA/ME Nº 6.518/2021