Geral
Vem Pro IF recebeu mais de mil visitantes
Em uma edição histórica, o Vem Pro IF 2025 bateu seu recorde de público e recebeu mais de mil visitantes. O evento acontece anualmente no Campus Ibirubá e marca a abertura do processo seletivo de ingresso de estudantes. Em 2025, as atividades ocorreram nos turnos da manhã e tarde do dia 23 de setembro.
O público principal foi de estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio de mais de 30 escolas de 10 municípios da região. A visita iniciou com um tour pela área agrícola do Campus, onde estudantes dos cursos de agropecuária e agronomia explicaram os diversos setores e atividades desenvolvidas no espaço de mais de 90 hectares. Na sequência, os visitantes desembarcaram na entrada da parte urbana e tiveram acesso livre aos prédios dos cursos.
Experiências nos cursos e laboratórios
Cada curso apresentou projetos e práticas ligadas às suas áreas de conhecimento. Em Agronomia e Agropecuária, o destaque ficou para os laboratórios de solos, sementes, silvicultura e apicultura, além da demonstração de maquinários agrícolas.
Na área de Informática e Ciência da Computação, o público conheceu iniciativas inovadoras como o Laboratório Inteligente para a Educação, o ConectADAs, voltado à participação das mulheres na computação, o Lúmen Labs, focado em visão computacional e inteligência artificial. Outros destaques foram os projetos de robótica, espaços de criação tecnológica e ambientes de conexão digital.
Os cursos de Mecânica e Engenharia Mecânica impressionaram com a mostra de peças em impressão 3D, práticas de usinagem, soldagem e ensaio de tração, além da exposição de motores. O Campus Ibirubá conquistou medalhas de ouro e prata na Jornada de Foguetes em 2024 e os estudantes responsáveis realizaram o lançamento de um de seus foguetes para o público acompanhar de perto como funcionou aquela competição.
Na Eletrotécnica, experimentos práticos despertaram a curiosidade sobre o funcionamento da eletricidade e aproximaram os jovens da rotina de um técnico em formação. Na área de Matemática, a interação ficou por conta da trilha de desafios, jogos e uma competição de perguntas e respostas que uniu conhecimentos gerais e matemáticos.
Cultura, pesquisa e integração com a comunidade
Os visitantes também puderam conhecer iniciativas de extensão e pesquisa. O NEABI apresentou uma exposição sobre lideranças indígenas. O NEPGS trouxe materiais sobre gênero e sexualidade, e o NUMEM destacou retratos históricos. Já nas disciplinas básicas, houve exposições de trabalhos em Literatura Brasileira e Língua Portuguesa, além do projeto Ciência Revelada em Química.
Outras ações chamaram a atenção pela criatividade e engajamento. O Sebo “Dê Match com um Pet” , o Jardim Sensorial e a releitura de A Vida no Céu, que uniu arte e sustentabilidade, conquistaram os visitantes. As atividades esportivas completaram a programação, garantindo movimento e integração no módulo esportivo.
Durante todo o evento, os participantes também tiveram acesso a informações sobre o processo seletivo, bolsas e programas de assistência estudantil. O Vem Pro IF 2025 mais uma vez aproximou a comunidade regional, inspirando novos estudantes a fazerem parte dessa história.