Geral
Trilha Ecológica ensina importância da preservação ambiental
O projeto da trilha ecológica prevê uma experiência imersiva para os visitantes, a ideia é vivenciar um momento de contato com a mata nativa, estimulando os sentidos por meio de sons, cores, cheiros, temperatura e texturas. A professora Suzana Rosa coordena o projeto e enfatiza que cada passo dessa percepção pode ser utilizado com propósitos educativos: “É interessante observar o solo da lavoura e comparar com o solo dentro da mata, o que mostra a importância da matéria orgânica na manutenção da fertilidade do solo”, destaca ela.
Durante a trilha ainda são abordados outros tópicos como a relação hídrica, que trata sobre a relevância da mata para a manutenção dos reservatórios hídricos; a temperatura dentro e fora da mata, mostrando como as árvores provém sombra e conforto térmico mesmo em dias muito quentes; os sons propagados pelos animais, especialmente pássaros e insetos, presentes em maior quantidade no percurso da trilha; por fim, há a explicação sobre algumas árvores trazendo a relação histórica de uso econômico e importância ecológica dessas espécies.
Durante o ano de 2024, o projeto focou em delimitar a trilha e identificar as espécies mais relevantes para a explicação durante as visitas. A partir de 2025, a ideia é abrir a trilha para escolas da região e demais pessoas interessadas em conhecer mais sobre a mata atlântica e a importância de sua preservação.