Saúde Mental: Assistência Estudantil desenvolve oficina sobre como lidar com a ansiedade

A assistência estudantil do Campus Ibirubá está promovendo uma série de encontros como parte do projeto “Conversas em Jogo”. Serão ao todo sete oficinas com temas que são pertinentes à realidade escolar dos alunos e que possam contribuir na formação deles.

No dia 14 de agosto, o tema da oficina foi a ansiedade, um sentimento que faz parte da realidade de muitos estudantes e, quando não tratada, pode levar a problemas psicológicos mais graves. Essa oficina foi ministrada pela psicóloga Vanessa Castro e ensinou como aplicar técnicas de atenção plena, respiração e organização dos pensamentos. Os participantes — alunos e servidores — interagiram muito durante os momentos de conversa na oficina, esclarecendo dúvidas e procurando soluções em conjunto.

Outros temas como empatia, relacionamento abusivo e habilidades sociais, também irão compor o conjunto de oficinas que serão ofertadas aos estudantes. As oficinas têm periodicidade mensal, utilizando diferentes abordagens e materiais pedagógicos, bem como diferentes formatos, mas sempre de forma grupal. — Mais do que promover diálogo sobre esses temas, buscamos prevenir e intervir em situações que possam estar sendo desencadeadas no espaço escolar ou sendo vivenciadas no dia a dia dos e das estudantes.— Ressaltou a pedagoga Vanessa Bugs Gonçalves, coordenadora do projeto. Além da coordenadora, os demais membros da assistência estudantil também participam do projeto, auxiliando de acordo com suas áreas de especialidade, e ainda contam com o apoio de João Padilha, que é estudante e bolsista do projeto.

Mais informações sobre o projeto são divulgadas periodicamente no perfil do instagram da Assistência Estudantil.