Projeto Feira Virtual leva alimentos do produtor direto ao consumidor

O Projeto Feira Virtual, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Ibirubá e Erechim, com a participação de estudantes e servidoress, em parceria com a Coopeagri e Cecafes, tem o objetivo de vender alimentos da agricultura familiar direto para os consumidores finais.

No Campus de Erechim, o projeto foi idealizado pelo Professor Sidnei Dal’Agnol, juntamente com bolsista de extensão e colaboração do Professor Substituto Paulo Henrique Santini. Inicialmente, o IFRS campus Erechim criou o sistema para incentivar a venda dos produtos para os servidores. Com a chegada da pandemia e a consequente diminuição da renda desses agricultores, os planos foram acelerados e foi dada a oportunidade aos agricultores associados a cooperativas da região, através da Cecafes, central de cooperativas. Depois de 1 ano de atividades, foi possível aprender um pouco mais sobre o comportamento dos consumidores quanto a essa forma de comercialização. Nesse período, foi ofertada uma qualificação para extensionistas da Emater, instituição que comunicou a Cooperativa Coopeagri sobre a parceria com o IFRS Campus Erechim para criar uma feira virtual. Então, foi realizada uma reunião da Emater com a Coopeagri, para verificar a possibilidade de criar uma feira virtual também para o município de Ibirubá, o que foi feito com a parceria do IFRS Campus Ibirubá, que deu o suporte técnico e contribuiu com informações sobre comercialização e Marketing.

Segundo o coordenador do projeto em Ibirubá, Edimar Manica, o surgimento da demanda em realizar um sistema de feira virtual partiu do Presidente da Coopeagri, Lecian Conrad, devido aos agricultores estarem com a renda prejudicada por conta da pandemia, onde não era mais possível comercializar em feiras presenciais ou para merenda escolar, já que as aulas haviam sido suspensas, pois a situação da pandemia estava crítica no Município. O projeto hoje conta com, além do coordenador Edimar, o Coordenador de Extensão Rafael Zanatta Scapini, Ernani Gottardo, Gustavo Bathu Paulus, responsáveis pela programação e pela atualização do sistema de vendas e o estudante bolsista Iago Mocelin da Silva.

O Presidente da Coopeagri, Lecian Conrad, diz que a feira virtual está ajudando muito os agricultores, pois a parceria ampliou os canais de comercialização através de um instrumento que é cada vez mais utilizado pela sociedade. Segundo ele: “Ela possibilita divulgar de forma mais ágil e a um custo menor, nossa gama de itens produzidos pelos cooperados. Facilita e amplia o acesso a alimentos locais, mais “frescos” e saudáveis. Percebemos que a plataforma nos auxilia no aumento de clientes da feira livre presencial que acontece nas terças-feiras e sábados no centro da cidade de Ibirubá. Ou seja, a plataforma nos auxilia muito no marketing e divulgação”.

Para o coordenador, professor Sidnei Dal’Agnol, com essa parceria, todos os participantes são beneficiados. A Cooperativa ganha por estar auxiliando os cooperados no processo de comercialização, e dá mais visibilidade ao seu trabalho, mesmo em um momento de pandemia, em que as vendas iriam diminuir, assim a cooperativa cumpre seu objetivo que é ajudar os agricultores; o IFRS ganha por atingir os seus objetivos de ajudar no desenvolvimento regional, atendendo as demandas da comunidade e contribuindo com suporte tecnológico; a sociedade ganha, pois tem uma nova forma de adquirir alimentos de qualidade da agricultura familiar no conforto de casa, e na questão ambiental, visto que incentivar o consumo de produtos da região diminui os gastos de combustíveis, pois não é necessário transportar de grandes distâncias, além de incentivar a permanência no campo.