Pesquisadores do Campus Ibirubá divulgam trabalho sobre compactação do solo na região

A compactação do solo é um problema constantemente relatado pelos produtores da região, entretanto a avaliação da condição física do solo não é verificada tão facilmente e periodicamente quanto a condição química do solo, a qual é necessária para estabelecer a quantidade de reposição de fertilizantes e como requisito para crédito agrícola. Neste ano (2020) foi publicado na Revista de Ciências Agroveterinárias (Periódico Científico) um artigo científico completo, que é o produto final de um projeto de pesquisa e também trabalho de conclusão de curso de Agronomia, idealizado e desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá, o qual contou com a colaboração de produtores rurais da região.

Este estudo procurou demonstrar a realidade da condição dos solos agrícolas da região do planalto gaúcho, mais especificamente, solos utilizados para o cultivo de culturas produtoras de grãos sob plantio direto, manejo predominante na região. O plantio direto consiste basicamente no abandono do preparo do solo, onde a cultura é implantada com a permanência da palha residual das culturas anteriores, sem que haja a necessidade do revolvimento do solo. Para isso, foi selecionada uma área representativa da região, neste caso a localidade de Linha Cristal, situada no município de Selbach, correspondendo a uma área de 2.287 hectares, onde 80% desta é destinada a produção de grãos.

O trabalho foi realizado durante os anos de 2016 a 2018: em toda a área foi realizado o monitoramento das culturas ali implantadas, observando-se como ocorria a sucessão ou rotação das culturas gerando mapas do uso do solo. Como o objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade destes solos, também foram selecionados indicadores da qualidade do solo, os quais apresentam uma boa relação com a fertilidade química, física e biológica do solo, bem como da capacidade deste sustentar a produtividade, condicionando a sustentabilidade do sistema, o qual é altamente dependente da diversidade de espécies nele inseridas.

Entre os indicadores selecionados, a densidade do solo consiste no peso do solo em um volume conhecido. De maneira geral, quanto maior a densidade do solo, maior é a quantidade de partículas neste volume e menor a porosidade existente entre estas, portanto mais compactado este solo está. Um solo compactado tem sua capacidade de infiltração e armazenamento de água reduzida, está mais propenso à erosão e restringe o enraizamento das plantas, reduzindo seu potencial produtivo (graus de compactação que ocasionam isto estão acima do que é chamado de densidade crítica do solo). A matéria orgânica do solo consiste em partículas oriundas da decomposição de vegetais e animais, a qual exerce o papel de grande geradora de cargas elétricas no solo, o estruturando e disponibilizando nutrientes as plantas. Dada a importância da palha como fonte de matéria orgânica e proteção do solo contra a compactação e erosão, esta também foi avaliada quanto a sua distribuição na área (índice de cobertura) e quantidade por hectare (fitomassa seca). Estas avaliações exigem a amostragem de dados a campo e também a coleta de solo e palha, portanto foram selecionadas lavouras que possuíam diferentes históricos de cultivo (monocultura ou rotação) e de manejo do solo (revolvimento e integração de pecuária durante o inverno).

A importância deste material orgânico foi comprovada no trabalho, sendo que os solos que apresentaram maiores teores de matéria orgânica, também apresentaram menores densidades. Entretanto os resultados deste trabalho demonstraram um cenário preocupante, o qual apresenta a falta de rotação de culturas nos sistemas de cultivos utilizados pelos produtores da região, principalmente no verão onde há o monocultivo da soja em aproximadamente 90% da área, o que refletiu em elevadas densidades e baixos teores de matéria orgânica na maioria destes solos, principalmente na camada de 7 a 14 cm, onde apenas uma das lavouras avaliadas apresentou a densidade abaixo do nível crítico ao desenvolvimento radicular das plantas, ou seja, maior parte das lavouras encontravam-se compactadas nesta camada.

Este trabalho demonstra que o IFRS vai muito além de suas dependências físicas, através da aproximação da instituição e seus alunos com os produtores rurais, o que possibilitou a troca de experiências, o aperfeiçoamento profissional e também a prestação de um serviço à comunidade, neste caso o diagnóstico de uma situação que é observada por muitos produtores, porém na maioria das vezes não é comprovada precisamente. Isso permitiu um feedback a comunidade como um todo, pois além da geração deste diagnóstico aos produtores, tais resultados foram divulgados em nível regional, estadual e nacional (Ibirubá, Bento Gonçalves e Cuiabá – MT) por meio de dias de campo, seminários e congressos científicos, adquirindo também um grande alcance na comunidade cientifica com a sua publicação em formato de artigo científico.