Início do conteúdo

Parceria ente IFRS e CIEMP busca avanços na área médica


A integração entre o IFRS e a comunidade está presente em diversas áreas onde a instituição atua, por meio de projetos ou atividades que buscam resolver problemas reais encontrados no dia a dia de vários setores. Uma dessas formas de parceria são os projetos de pesquisa, que desempenham um papel fundamental para o levantamento das necessidades e criação de ações voltadas para soluções.
Na manhã do dia 14 de fevereiro aconteceu uma reunião para firmar mais um convênio na área de pesquisa, dessa vez visando um projeto já em andamento, o qual é intitulado “Desenvolvimento de um sistema especialista para classificação de pacientes asmáticos”, coordenado pelo professor Dr. Edimar Manica.
A parceria é com a Clínica Integrada de Especialidades Médicas e Psicológicas (CIEMP) de Ibirubá, a qual atua há dois anos no município. Os responsáveis pela clínica, o médico Enrique Pokulat e a psicóloga Camila Pereira, identificaram que a asma e outras doenças pulmonares afetam um grande número da população regional e, junto com o IFRS, buscam utilizar essas doenças como forma de rastreio e prevenção de outras mais graves.
A equipe do IFRS trabalha nesse projeto desde 2018 e conta com dois bolsistas da área de Ciência da Computação. Rafael Müller Gruhn e Lisiane Reips trabalham junto com o Dr. Edimar e o Dr. Enrique para construir as bases de dados necessárias para o avanço da pesquisa.
O trabalho está em fase inicial, mas o Dr. Enrique Pokulat destaca que “esse é um projeto grande e pode ser um divisor de águas para quem tem asma”. Ainda existem várias fases a serem implantadas, e é necessário manter a atenção nas questões éticas, pois a pesquisa ainda utiliza dados fictícios, no entanto, em breve os dados serão de pacientes reais. A ideia dos responsáveis pelo trabalho é desenvolver uma tecnologia que permita melhorar a qualidade de vida dos pacientes asmáticos, utilizando aplicativos e tecnologias vestíveis, o Dr. Edimar Manica ressalta que “leva anos para chegar até essa fase, nesse ano vamos classificar os pacientes e gerar recomendações personalizadas”.

Fim do conteúdo