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Oficina de Graffiti integra comunidade acadêmica na II SIEPEX
A oficina de graffiti promovida pelos Núcleos de Diversidade e Afirmação (NEPGS e NEABI) integrou estudantes, professores e técnicos-administrativos nesta semana, na programação da II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX). Realizada em duas sessões, a atividade uniu elementos teóricos e práticos para apresentar a arte do graffiti como expressão cultural e possibilidade profissional.
A SIEPEX oferece programação diversa organizada pelos cursos da instituição, com cursos de formação, palestras, oficinas, defesas de estágio e atividades ligadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão. Inserida nesse contexto, a oficina teve como foco a cultura de periferia inscrita na prática do graffiti. O oficineiro Matheus Who (@whograff) abordou a origem do movimento, sua presença no Brasil, as técnicas utilizadas e a viabilidade da prática como atividade comercial e profissional.
Após a parte teórica, os participantes passaram à prática. Com latas de spray e a parede como tela, orientados por Who, estudantes e servidores experimentaram os desafios e prazeres da criação no espaço público. Os trabalhos produzidos destacaram a variedade de estilos e a qualidade técnica dos participantes.
Avaliação dos participantes
A estudante e bolsista dos respectivos núcleos Naihara Paz Azevedo, que participou da oficina, ressaltou “ Me sinto muito feliz que o núcleo tenha proporcionado esse momento cultural extremamente importante para todos os alunos, dar acesso à múltiplas formas de formas de arte dentro da instituição nem sempre é fácil e pra mim, foi incrível poder fazer parte disso”.
Já Maurício Lopes Lima, coordenador do NEABI, comentou que “os Núcleos de afirmação e diversidade têm tido, historicamente, o desafio de oferecer espaços não convencionais de aprendizado, reflexão e debate, e esta oficina atendeu plenamente tais expectativas. Inclusive os feedbacks dos participantes foram muito positivos”.
Nesta atividade, os Núcleos de diversidade e afirmação puderam proporcionar uma experiência de aprendizagem diferenciada ao(à)s estudantes e, quem sabe, inspirar novo(a)s artistas.