Núcleo de Arte e Cultura promove roda de capoeira

Promover diferentes culturas faz parte das ações do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Ibirubá. Como julho é o mês de celebrar a capoeira, na manhã do dia 30, o Campus Ibirubá recebeu o grupo coordenado pelo Mestre Taman Joinha e Instrutor Tucaninho. Eles apresentaram a capoeira para estudantes e servidores em uma atividade que envolveu todos os participantes. A roda foi montada no saguão do Campus, alunos mais experientes demonstraram técnicas complexas e ensinaram técnicas mais simples para que até aqueles que nunca estiveram em uma roda de capoeira pudessem participar e conhecer mais sobre essa expressão artística que mistura luta, dança, filosofia e música.

A ação foi uma parceria entre o NAC e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). A professora Magda Pereira, responsável pelo NAC, enfatizou que essa parceria acontece em um momento muito importante onde o NAC está destacando diferentes matrizes culturais. Em breve, as atividades vão se estender para a matriz indígena com uma exposição de peças confeccionadas pelos alunos na aula de Artes.

O que é a capoeira?

A capoeira surgiu com o povo escravizado no Brasil, os movimentos ágeis e golpes usando principalmente os pés permitiam que os escravizados se defendessem das perseguições de capitães do mato que tentavam capturar aqueles que conseguiam escapar das fazendas. Como os senhores de engenho proibiam a prática de qualquer esporte, os capoeiristas adicionaram coreografias e música às práticas, camuflando sua real intenção de defesa.

Acredita-se que o nome da arte esteja relacionado aos campos abertos onde ela era praticada. Sua prática era considerada criminosa no Brasil até 1937 e hoje sua principal função é a de preservar a cultura e fortalecer laços entre os praticantes, sendo uma das maiores manifestações culturais brasileiras e, desde de 2014, é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Por ser uma prática que une esporte e arte, para ser um capoeirista completo, o participante deve conhecer os movimentos corporais da capoeira e saber tocar instrumentos tipicamente utilizados durante a roda, como o atabaque e o berimbau. Mais informações sobre a capoeira estão disponíveis aqui.

Confira algumas imagens da roda de capoeira no Campus Ibirubá: