Núcleo de Arte e Cultura comemora Semana Farroupilha

O Núcleo de Arte e Cultura do IFRS Campus Ibirubá desenvolveu várias atividades durante a Semana Farroupilha. A ideia principal foi valorizar tradições típicas do Rio Grande do Sul e promover a integração do público interno do Campus. A Semana Farroupilha é um dos eventos mais importantes no calendário cultural do Rio Grande do Sul, celebrando as tradições e a história gaúcha. No campus do IFRS- Ibirubá, a Semana Farroupilha foi comemorada com uma série de atividades que destacam a cultura, os costumes e a história do povo gaúcho.

A professora Magda Pereira, responsável pelo NAC, contou quais foram as atividades desenvolvidas durante a semana: —O Desafio Farroupilha evento este  voltado à promoção da cultura gaúcha entre os estudantes, envolvendo competições relacionadas a habilidades tradicionais, brincadeiras típicas, e tarefas que desafiam o entendimento e a prática das tradições gaúchas, como o chimarrão e a dança. No que se refere a Tertúlia Livre foi um momento de confraternização cultural, onde os participantes fizeram interpretações musicais voltadas à cultura gaúcha, e no mesmo dia fomos agraciados com uma belíssima apresentação de chula. E para findarmos nossa semana no último dia foi promovido junto com a comunidade escolar o Café Campeiro: O café campeiro é uma atividade que busca resgatar as raízes da culinária gaúcha, servindo alimentos tradicionais que fazem parte do cotidiano do homem do campo, como o pão de milho, o bolo frito, o chimarrão, entre outros fazendo alusão a nossa memória afetiva em que a culinária exerce um papel fundamental. É um momento de confraternização onde alunos e comunidade podem se reunir e compartilhar a tradição gaúcha à mesa.

A promoção de eventos como esse fazem parte da essência do NAC, pois ajudam a fortalecer a identidade cultural dos alunos e da comunidade do IFRS de Ibirubá, nesse caso promovendo a valorização e preservação das tradições gaúchas em um ambiente educacional.