Início do conteúdo

Jornada Pedagógica inicia com alinhamentos e capacitações


Jornada pedagógica

O IFRS Campus Ibirubá iniciou sua Jornada Pedagógica com foco no planejamento do ano letivo de 2026, que começa em 19 de fevereiro. As atividades acontecem entre 9 e 13 de fevereiro.

A programação reuniu servidores em atividades voltadas ao alinhamento institucional e à qualificação das equipes.

No primeiro dia, a direção promoveu reuniões de organização interna. O objetivo foi alinhar fluxos, revisar processos e definir estratégias para o início das aulas. A mobilização buscou garantir um começo de semestre estruturado e eficiente para estudantes e servidores.

Capacitações abordam gênero, relações étnico-raciais, ouvidoria e corregedoria

O segundo dia da Jornada Pedagógica teve como destaque uma série de capacitações conduzidas por servidores da Reitoria. As formações trataram de temas estratégicos para a gestão institucional e para a promoção de um ambiente educacional mais inclusivo e seguro.Jornada pedagógica

A programação iniciou com a palestra de Lauren de Lacerda Nunes, da Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS. Ela apresentou a atuação da assessoria e detalhou ações em desenvolvimento na instituição, como a instalação de banheiros desgenerificados nos campi. Lauren destacou, sobretudo, o enfrentamento à violência contra a mulher e as iniciativas promovidas para prevenir e combater essas práticas no ambiente acadêmico.

Durante a fala, a servidora também ressaltou o reconhecimento institucional do IFRS com o Prêmio Mulheres na Ciência, na categoria Mérito Institucional. Além disso, enfatizou a adesão da instituição ao Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil, iniciativa do British Council.

Na sequência, Alba Cristina Couto dos Santos Salatino, da Assessoria de Relações Étnico-Raciais, abordou as ações de combate ao racismo no IFRS. Ela explicou que a assessoria atua no enfrentamento de casos registrados na instituição, mesmo diante do desafio de combater um problema estrutural na sociedade brasileira. Alba reforçou o compromisso institucional com a promoção da equidade racial e destacou a disponibilidade da cartilha “Enfrentamento do Racismo no IFRS: por uma educação antirracista”, acessível em formato digital para toda a comunidade acadêmica.

Jornada pedagógicaA programação seguiu com a apresentação de Marinalda Maria Gabralski sobre o funcionamento da Ouvidoria do IFRS. Ela explicou que o setor recebe reclamações, denúncias, sugestões e elogios relacionados à instituição. Marinalda esclareceu que as denúncias podem ser feitas de forma identificada ou anônima. No entanto, quando o registro ocorre de forma anônima, não é possível acompanhar a tramitação do processo. A servidora orientou os participantes a incluírem o máximo de informações, dados sobre os envolvidos e, quando possível, provas que contribuam para uma apuração clara e o mais objetiva possível.

Encerrando a tarde, o servidor Rodrigo Meazzi apresentou a atuação da Corregedoria do IFRS, órgão responsável por apurar denúncias e aplicar sanções administrativas. As penalidades variam de advertência à demissão, conforme a gravidade do caso. Ele destacou que a digitalização dos processos reduziu significativamente o tempo médio de tramitação, que passou de três anos para cerca de sete meses, ampliando a eficiência e a agilidade do setor.

A Jornada Pedagógica segue com capacitações e reuniões durante toda essa semana.

Fim do conteúdo