Início do conteúdo

IFRS Campus Ibirubá promove primeira reunião com responsáveis dos novos estudantes


No dia 19 de março, às 19h, aconteceu a primeira reunião com os responsáveis pelos estudantes que ingressaram em 2025 nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS Campus Ibirubá. O encontro teve como objetivo principal estreitar a relação entre o Campus e as famílias dos alunos do primeiro ano dos cursos Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio.

O encontro teve início com a fala de boas-vindas da Diretora-geral, Sandra Rejane Zorzo, destacou que essas reuniões são fundamentais para criar uma relação de confiança e compromisso entre escola e família, assegurando um ambiente educativo de qualidade. Em seguida, a Diretora convidou os professores, os técnico-administrativos e os coordenadores de curso e setores presentes para uma breve apresentação.

A Diretora de Ensino, Carina Tonieto, deu continuidade ao encontro, apresentando o “Mundo IFRS” e destacando algumas das participações e conquistas dos estudantes em eventos locais, regionais e nacionais:

 2023 – Acadêmicos do curso de Ciência da Computação e egressos do Curso Técnico em Informática, Andressa Lovato e Rafael Lauxen, orientados pelo docente Ronaldo Serpa da Rosa,  conquistaram 1º lugar no prêmio AGROINOVA 2023;
2023 – Estudantes do Curso Técnico em Mecânica Integrado conquistaram medalhas de ouro e prata na  Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) na  Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Destaques: Medalhas de bronze: Nícolas Bohn e Tainá Sand (primeiro ano);Medalhas de prata: Eduardo Rauber (primeiro ano) e Lucas Grave (segundo ano);Medalhas de ouro: Daniel Diemer Alves e Nícolas Kempf da Silva (segundo ano) e Luiza Krein Badzinski (terceiro ano);
2024 – Novas conquistas na MOBFOG e OBA:
Medalha de ouro: Turma 103 (João Victor Lampert Padilha, Felipe Magni Seibel e Pedro Klein) e Turma 303 (Samuel Guerreiro);

Medalha de prata: Turma 203 (Matheus do Santos Dietze, Mathias Teixeira Alves e Nicolas Calgaro Bonn).

2021 – As estudantes Ana Júlia Floss, Bruna Daltrozo e Raissa Salvadori Reckziegel, da Equipe “Brinco de Princesa”, do curso técnico em agropecuária integrado, ganharam a medalha de ouro por equipe na 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária.

2022 – Os estudantes Natália Adam, Vitor Cossul e Henrique Simon, do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, coordenados pela professora Bruna Dalcin Pimenta, conquistaram medalha de ouro na 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária.
Destacou as excelentes notas obtidas pelos nossos estudantes nas redações do ENEM. Maiores informações poderão ser acessadas no instagram do Grêmio Estudantil do Campus Ibirubá (@ge.ifrsibiruba).

A professora Carina ressaltou que essas foram apenas algumas das muitas conquistas do campus Ibirubá e enfatizou as diversas oportunidades que o IFRS oferece. Informou também sobre a abertura dos editais para participação dos estudantes em projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão, Indissociáveis e o programa Partiu IF, como bolsistas.

Na sequência, apresentou os coordenadores de curso, os coordenadores dos setores e equipes vinculadas ao ensino. Também passou as orientações e informações básicas sobre a instituição, os cursos e aspectos pedagógicos. Apresentou o site da instituição e o espaço do estudante, onde se encontram informações referentes ao calendário acadêmico, biblioteca, registro acadêmico, assistência estudantil, plataforma Moodle, estágios e trabalhos acadêmicos.

A Coordenadora de Assuntos Estudantis, Vanessa Castro, apresentou sua equipe e o papel da Assistência Estudantil, além de informações sobre os atendimentos relacionados ao refeitório e à merenda, chegadas atrasadas, saídas antecipadas e auxílios estudantis. Também abordou a lei da proibição do uso dos celulares em sala de aula e os procedimentos adotados pelo campus. Além disso, destacou o trabalho do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, que faz a mediação da educação inclusiva no IFRS e apresentou algumas de suas competências.

Por fim, a direção de ensino agradeceu a presença de todos e conduziu os presentes para uma reunião com os coordenadores de cursos para falar especificamente sobre os cursos que coordenam: professora Raquel Alberti (Agropecuária); Claudiany  de Sousa(Informática) e  Jefferson Gauterio (Mecânica).

 

Fim do conteúdo