Geral
Estudantes se preparam para participar de competição de robótica
O VulcanBots é um projeto que busca integrar a robótica no ensino como ferramenta para desenvolver competências em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Além disso, o projeto promove habilidades socioemocionais como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe. A coordenadora, professora Fernanda Pinto Mota, relata que a participação dos estudantes do Técnico em Informática e Ciência da Computação tem ultrapassado as expectativas e eles já estão iniciando os preparativos para participar das primeiras competições.
O foco do projeto é participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), mas antes eles ainda participarão de competições regionais, com o intuito de ganhar experiência. Nela, os alunos aplicam conhecimentos teóricos em desafios reais, projetando e programando robôs para resolver tarefas específicas. Em princípio, os robôs precisam percorrer um circuito, seguindo uma linha. A pista para treinamento já está em fase de construção na sala dedicada ao projeto. Inspirado na Cultura Maker, o projeto incentiva a experimentação, a prototipagem e a inovação em um ambiente colaborativo e acessível.
No âmbito do IFRS, as atividades do grupo acontecem sob a coordenação da professora Fernanda em dois projetos: um projeto de ensino intitulado “Robótica na Prática” e um projeto de extensão intitulado “Computação nas escolas”. Os participantes trabalham com diferentes ferramentas para criar os robôs. Os estudantes transformem ideias em soluções reais utilizando impressoras 3D, cortadoras a laser e kits de robótica para aperfeiçoar o hardware de seus projetos. Para a programação são utilizados softwares como Arduino IDE, Fusion 360 e TinkerCAD, que auxiliam na criação e simulação de projetos complexos.