Geral
Estudantes do Campus Ibirubá apresentam pesquisa sobre detecção de fake news no CSBC
As acadêmicas Andressa Fouchy Schons, Camila Antunes e Laura Oliveira, do curso de Ciência da Computação do IFRS Campus Ibirubá, participaram do 12º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Esse é um evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) e ocorreu em Maceió (AL), reunindo estudantes, professores e pesquisadores de todo o país.
Durante o encontro, as estudantes apresentaram o artigo “Redes Neurais e Processamento de Linguagem Natural na Detecção de Fake News”, orientado pela professora Claudiany Calaça. O estudo já fez parte da Mostra Interna de Iniciação Científica em Computação, realizada no Campus Ibirubá em dezembro de 2024. Na ocasião, o trabalho recebeu destaque e foi selecionado para o cenário nacional.
De acordo com Andressa Schons, uma das responsáveis pela pesquisa, o projeto utiliza conceitos de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e de Redes Neurais Artificiais (RNA), bases da inteligência artificial, para a detecção de fake news. “O maior desafio foi encontrar referências, pois ainda há poucas publicações sobre o tema no Brasil”, explicou.
Próximos passos da investigação e destaques do evento
As acadêmicas pretendem dar continuidade ao estudo em grupo. Desse modo, a meta é construir uma base teórica sólida para aplicar as redes neurais artificiais em diferentes áreas.
Além da apresentação do artigo, a participação no congresso trouxe experiências enriquecedoras. As estudantes acompanharam painéis sobre temas atuais da Computação, como computação quântica, cibersegurança, meio ambiente e inteligência artificial aplicada à educação.
Outro espaço que chamou a atenção foi o Women in Technology, vinculado ao programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação. A iniciativa incentiva a participação feminina no mercado tecnológico e promove debates sobre inclusão na área.