Documentário do Campus Ibirubá está na final nacional da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Os estudantes Camila Sand, Estefano Rius e Inaê Kogler Klein, do 2º ano do curso técnico em Informática integrado, junto com a profª Paula Winch, foram para São Paulo participar da fase regional da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. Eles conquistaram a medalha de bronze em uma etapa e seguiram para a semi-final, onde foram classificados para a etapa final.

O documentário “Uma colher de mel, uma vida inteira de trabalho” foi produzido pelo trio sob coordenação da professora Fernanda Schneider, que não pode acompanhá-los nas etapas seguintes por estar em licença maternidade. Eles abordaram a apicultura e como essa atividade gera renda para várias famílias de pequenos produtores, o roteiro e edição do documentário foi feito pelos estudantes e passou, primeiramente, por uma seleção interna, onde concorreram outros audiovisuais, que podem ser acessados no canal do Youtube do Campus Ibirubá.

Após várias fases da Olimpíada, a produção está entre as 173 melhores do Brasil e concorrerá na final nacional que acontece nos dias 8 e 9 de dezembro, também em São Paulo. No Campus Ibirubá, eles foram recebidos com entusiamo pelos colegas ao retornarem com essa vitória.

A professora Paula, que acompanhou os estudantes, comentou que “para os alunos, sem dúvida, foi um momento de muita interação e troca cultural com alunos do restante do pais. Destaca-se o incentivo a leitura e a escrita que eventos dessa natureza propiciam”. Ainda ressaltou que a experiência que tiveram até agora foi muito produtiva, durante a competição puderam ampliar seus conhecimentos no gênero documentário e em relação ao uso da linguagem verbal e não-verbal.