Início do conteúdo

Consciência ambiental e espaço de bem-estar no Jardim dos Saberes


Criar espaços de contato com a natureza, estimulando a percepção visual e o apreço por jardins são objetivos do projeto “Jardim dos Saberes”, coordenado pela professora Ana Dionéia Wouters. Nesses espaços são cultivadas plantas ornamentais e medicinais, ou seja, além das flores e folhagens, os frequentadores dos jardins têm acesso a chás e ervas aromáticas.

O projeto iniciou em 2022 e já conta com dois espaços: um jardim em frente ao prédio central, com espaço de sombra para descanso do público e um jardim sensorial, localizado no módulo esportivo, no qual os estudantes responsáveis pela elaboração do projeto buscaram elementos que estimulam os cinco sentidos. A ideia principal é que os jardins sejam funcionais, desde o uso das plantas medicinais pela comunidade até a identificação botânica de diferentes espécies.

Durante 2023, os colaboradores do projeto vão incrementar os jardins existentes e viabilizar a implantação de novos espaços, contando com a parceria dos membros do Plano de Logística Sustentável do IFRS, os quais auxiliarão para que os trabalhos sejam desenvolvidos em uma perspectiva sustentável. Dentro dessa perspectiva podemos citar a coleta seletiva, destinando materiais recicláveis para a cooperativa de catadores de Ibirubá e reaproveitando resíduos orgânicos para a criação de composteiras, servindo posteriormente como adubo para as plantas dos jardins.

Curtiu a ideia do Jardim dos Saberes? Você pode acessar nosso podcast no Spotify e conferir uma entrevista com a profª Ana Dionéia para saber de todos os detalhes.

 

Fim do conteúdo