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Conheça mais assuntos debatidos nos trabalhos da Especialização em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias


Na segunda-feira, dia 02 de setembro de 2019, o acadêmico Hyago Marcello Ochoa, que é formado em Ciências Biológicas pela UFSM, defendeu o artigo intitulado “A observação de aves em parques urbanos como ferramenta didática no ensino interdisciplinar de educação ambiental”. Compuseram a banca avaliadora, a orientadora Renata Porto Alegre Garcia, Doutora em Zootecnia (UFRGS), Fernanda Scheneider, Doutora em Letras (PUC-RS) e Raquel Alberti, Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS). A partir da co-orientação de Suzana Ferreira da Rosa, Doutora em Engenharia Florestal (UFSM), Hyago, em seu artigo, objetivou relacionar os parques urbanos (áreas verdes urbanas) como espaços capazes de fornecer atrativos para o ensino e aprendizagem de educação ambiental por meio investigativo da observação de aves, apresentando práticas pedagógicas que contribuissem na aquisição de saberes, de maneira interdisciplinar nas diversas áreas de conhecimento da educação básica.

Já na quarta-feira, dia 04 de setembro de 2019, o acadêmico Sérgio Camera, que é graduado em Filosofia, com habilitação em História e Psicologia da Educação pela FAFINC e professor da rede estadual do Rio Grande do Sul, defendeu o artigo intitulado “Implementação de páginas web, como ferramenta de ensino aprendizagem na disciplina de Relações Humanas”. Compuseram a banca avaliadora, o coordenador-adjunto do curso, o professor Doutor Adilson Barbosa (representando a orientadora Vanessa Faria de Souza, Mestre em Computação Aplicada -UTFPR), Paulo Henrique Heitor Polon, Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras (UNIOESTE) e Carina Tonieto, Doutora em Educação (UPF). Sérgio, com uma turma do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer, buscou, por meio da criação de páginas web, encontrar uma forma mais atrativa de transmitir o conhecimento despertando em cada indivíduo a curiosidade e o desejo pela obtenção da satisfação que o conhecer pode derramar sobre cada um, formando pessoas ativas capazes de buscar e construir pelas próprias mãos um futuro diferente. Sua pesquisa teve como principal objetivo incentivar a utilização de tecnologias digitais, em específico a implementação de páginas web, despertando o desejo pelo conhecer e incentivando a desenvolverem todo o seu potencial em sala de aula, para o aprimoramento

No mesmo dia, a acadêmica Marta Adriana Prediger Godoy, que é formada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo, defendeu o artigo intitulado “Aplicação de objeto de aprendizagem no aprimoramento no ensino em Matemática: um estudo qualitativo sobre a aprendizagem de frações”. Compuseram a banca avaliadora, o coordenador-adjunto do curso Adilson Barbosa (representado a orientadora Vanessa Faria de Souza), Heilande Fátima Pereira da Silva, Mestre em Educação (UPF) e Marsoé Cristina Dahlke, Mestre em Matemática (UNIJUI). Com foco no currículo, na interdisciplinaridade e com intuito de despertar a curiosidade dos alunos, levando-os a resolver desafios de forma colaborativa e por meio de seu raciocínio, a pesquisa de Marta propôs a aplicação de um objeto de aprendizagem no estudo de frações numa turma do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Adão Seger, no Município de Selbach, RS. Após aplicar o Objeto de aprendizagem “Frações do Professor Sagaz” no laboratório de informática e observar o desenvolvimento dos alunos, foi possível verificar resultados positivos em relação à construção significativa da aprendizagem desse conteúdo.

Na sequência, a acadêmica Gisele Patrícia Scapini, que é Mestre em Engenharia Florestal pela UFSM, defendeu o artigo intitulado “Verificação de usabilidade em software educativo: uma avaliação prospectiva em objetos de aprendizagem com conteúdos de genética no Ensino Médio”. Compuseram a banca avaliadora, o coordenador-adjunto do curso Adilson Barbosa (representado a orientadora Vanessa Faria de Souza), Bianca Lais Zimmermann, Doutora em Biologia Animal (UFRGS) e Edimar Manica, Doutor em Computação (UFRGS). O artigo de Gisele visou avaliar por prospecção, a usabilidade de dois objetos de Aprendizagem (OAs), disponíveis no repositório NOAS (Núcleo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Significativa), com temática vinculada à genética do Ensino Médio. Para tal fez-se um levantamento bibliográfico onde foram investigados conceitos de genética, informática em educação, usabilidade em Oas digitais, e quais critérios de usabilidade são essenciais para atender às necessidades dos usuários. Ainda, utilizou-se um questionário para professores graduados em Ciências Biológicas, desenvolvido pelo LabiUtil da Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados obtidos por Gisele demonstraram que alguns critérios de usabilidade não atenderam a expectativa dos docentes, porém, isso não afetou na eficiência/eficácia no uso do OA, e que estes utilizariam os mesmos em suas aulas, devido a abordagem ser mais atraente aos alunos.

Por fim, a acadêmica Ana Marta Hagemann, que é graduada em Ciências Contábeis pela UNICRUZ, defendeu o artigo intitulado “Interdisciplinaridade: uma necessidade para a prática pedagógica atual”. Compuseram a banca avaliadora, a orientadora Vanussa Gislaine Dobler de Souza, Mestre em Matemática (UFF), Heilande Fátima Pereira da Silva, Mestre em Educação (UPF) e Rodrigo Farias Gama, Mestre em Educação (UFPel). O propósito do artigo de Ana Marta foi fazer uma reflexão sobre as contribuições e a importância da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas. Através de uma pesquisa bibliográfica, foi apresentada uma revisão teórica a respeito do tema, as características históricas e um levantamento de práticas já aplicadas no ensino atual, com fatores positivos e muitos desafios. A acadêmica constatou a importância de uma análise constante para o tema que interage com tecnologias, desafios e o futuro dos profissionais que necessitam cada vez mais interagir e criar com vários segmentos.

Texto: Prof. Dr. Adilson Barbosa

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