Terceiranistas dos cursos técnicos do IFRS Campus Ibirubá participam de projeto sobre voluntariado

Os alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados em Agropecuária, Informática e Mecânica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Ibirubá, participaram, durante o segundo semestre letivo deste ano, do projeto “Ser solidário é ser moderno”. A iniciativa, que foi organizada pelas professoras Lisiane Alcaria de Oliveira e Rubiamara Pasinatto, dentro da disciplina de Literatura, envolveu os estudantes em atividades de voluntariado em três instituições do município de Ibirubá, o Lar do Idoso Aconchego, o Canil “Mi au juda”, e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Inicialmente, as professoras trabalharam em sala de aula atividades de sensibilização sobre a importância do voluntariado, questionando os alunos acerca do que é ser moderno na contemporaneidade. Num segundo momento, as turmas foram organizadas em grupos e cada um pode conhecer as atividades que são realizadas pelas instituições beneficiadas pelo projeto e, a partir disso, foi montado um plano de ação para que fossem atendidas algumas demandas levantadas nesses locais.

No lar do Idoso Aconchego, foi realizada uma tarde de entretenimento, com música e jogos de integração entre idosos e alunos. Já no Canil, os estudantes pintaram as casas dos animais com tintas que foram arrecadadas no IFRS, no comércio local e pelos próprios voluntários. Finalizando o projeto, houve a organização de uma campanha para a coleta de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza e higiene pessoal que foram entregues à Liga de Combate ao Câncer.

Segundo a coordenadora, Lisiane Alcaria de Oliveira, o projeto, além e incentivar a prática do voluntariado, ainda promoveu a formação cidadã desses alunos e marcou a presença do IFRS na comunidade ibirubense. A professora destaca ainda que, a partir daquilo que os estudantes puderam observar e vivenciar na ONG “Mi au juda”, foi elaborado um manifesto alertando sobre as carências infraestruturais que o local tem, o qual deve ser protocolado junto à Prefeitura de Ibirubá.

*Texto e fotos elaboradas pelos terceiranistas participantes do projeto.