Quem Somos
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação é responsável pela gestão da área de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá. Compete a Coordenadoria de Tecnologia da Informação:
- Organizar o ambiente computacional do Campus com recursos tecnológicos adequados ao seu desempenho e funcionamento;
- Zelar pela integridade e segurança dos dados institucionais armazenados;
- Especificar, modelar, projetar, desenvolver, implantar e evoluir sistemas de informação que estiverem alinhados com os objetivos e interesses da Instituição;
- Administrar sistemas corporativos e os bancos de dados da Instituição;
- Coordenar a elaboração e execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do Campus, alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI), para melhoria contínua da gestão, em alinhamento à missão, às estratégias e às metas da instituição;
- Zelar pelo cumprimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação;
- Participar do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (COMTI) e Comissão de Segurança da Informação e Comunicação (CSIC) representando o Campus e outros foros específicos da área, quando se fizer necessário.
- Atuar no planejamento estratégico e operacional do Instituto, com vistas a subsidiar a definição das prioridades de gestão de tecnologia da informação do Campus;
- Propor o Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação do Campus Ibirubá;
- Atuar junto da direção, das coordenadorias e dos demais setores, na tomada de decisões estratégicas que interfiram ou necessitem recursos de TI;
- Identificar oportunidades de aplicação de TI para otimização dos trabalhos;
- Acompanhar o gerenciamento do processo de contratações de bens e serviços de TI com seus respectivos parâmetros de acordo com o nível de serviço, aderindo -o à Instrução Normativa nº 04/2014, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI, bem como a execução dos contratos resultantes;
- Responsabilizar-se pela aplicação, orientação e acompanhamento da Política de Segurança da Informação do IFRS no âmbito do Campus;
- Promover eventos e treinamentos que viabilizem melhor utilização dos recursos tecnológicos;
- Participar da elaboração de projetos para implantação ou ampliação da rede local de dados, bem como analisar e validar projetos elaborados por terceiros;
- Implantar, controlar e orientar a aplicação e uso de softwares existentes no Campus;
- Realizar o suporte técnico ao usuário, em nível de software;
- Diagnosticar, consertar, substituir componentes de equipamentos de informática, reinstalar sistemas operacionais/aplicativos de estações de trabalho, efetuando cópia de segurança dos dados das estações de trabalho em manutenção;
- Gerenciar a infraestrutura necessária para os serviços de Tecnologia de Informação;
- Acompanhar formulação, implementação e monitoramento do processo de gestão de contratos de Tecnologia da Informação e Comunicação;
- Garantir a confiabilidade e confidencialidade das informações;
- Manter atualizado o cadastro de licenças de softwares instalados;
- Proceder, sempre que solicitado, à substituição ou instalação de equipamentos de informática, obedecendo aos padrões institucionais estabelecidos e às normas e especificações técnicas fornecidas pelo fabricante;
- Promover a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do ensino a distância;
- Acompanhar os valores definidos no orçamento relacionados à Tecnologia da Informação e da Comunicação, de tal forma que o seu uso se dê sempre de forma mais racional e eficaz, evitando retrabalho e investimentos desnecessários;
- Organizar e manter atualizada biblioteca de documentos e manuais técnicos dos equipamentos de informática;
- Enviar os equipamentos em garantia para assistência técnica, arquivando toda a documentação do procedimento;
- Receber e conferir, em articulação com a Coordenadoria de Almoxarifado e a Coordenadoria de Patrimônio, materiais de consumo e permanentes relacionados à área de
tecnologia da informação; - Instalar, configurar e manter atualizados os equipamentos de rede e segurança, sistemas operacionais e outros softwares básicos necessários ao funcionamento de serviços e soluções de TI;
- Realizar manutenção preventiva, corretiva e eletiva de equipamentos de informática do Campus, em nível de software e de hardware, bem como também realizar backups periódicos a fim de garantir a disponibilidade das informações;
- Assegurar as conformidades de TI de acordo com as normativas técnicas superiores e órgãos de controle do poder executivo federal;
- Gerenciar e monitorar a capacidade dos ativos de rede;
- Prover o acesso à Internet, garantindo a disponibilidade e segurança dos serviços a ela conectados;
- Garantir a disponibilidade da rede local, gerenciando sua utilização e os recursos computacionais a ela conectados direta ou indiretamente;
- Gerenciar a manutenção dos privilégios de acesso aos sistemas de informação (senhas e perfis), recebendo indicações formais do Setor de Gestão de Pessoas, em caso de nomeações, exonerações, férias, licenças e remanejamentos de funções de usuários que necessitem de intervenções;
- Analisar o registro de frequência dos servidores de sua competência;
- Desempenhar outras atribuições correlatas a sua função.
Contato com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação através do e-mail: [email protected]