Geral
Fecultif 2025 valoriza criatividade e integração estudantil
O Festival de Teatro Amador Escolar – Fecultif, promovido pelo IFRS Campus Ibirubá, ocorreu no dia 25 de agosto, na Casa de Cultura Osvaldo Krames, em Ibirubá. O evento reuniu estudantes do Ensino Médio Integrado em um espaço de expressão artística, incentivo à criatividade e fortalecimento do trabalho em equipe.
Ao todo, foram realizadas nove apresentações teatrais, que envolveram o público e destacaram o talento dos alunos. Os textos das peças foram adaptados pelos próprios alunos e envolveram temas que variaram do drama à comédia. A proposta do Fecultif é integrar a comunidade escolar de forma lúdica e cultural, valorizando a produção artística estudantil.
O Fecultif 2025 reforça o compromisso do IFRS Campus Ibirubá em promover atividades culturais que ampliam a formação integral dos estudantes. Ao proporcionar experiências no palco, o festival estimula a autoconfiança, a sensibilidade artística e a vivência coletiva.
Avaliação e júri especializado
O corpo de jurados que avaliou as peças possui experiência nas áreas de cultura, educação e gestão pública:
- Jorge Gonçalves Ferreira – bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFRGS, fundador da Academia Ibirubense de Letras e diretor da Biblioteca Pública Municipal Justino Guimarães Neto.
- Liliane Marcon – turismóloga e administradora, mestranda em Administração e atual coordenadora de Cultura e Turismo de Ibirubá.
- Raquel Cristina da Silva Novello – pedagoga pela Ulbra Carazinho, com experiência em gestão social e atual coordenadora do Departamento do CRAS.
Os critérios de avaliação contemplaram tempo máximo de apresentação (35 minutos), cenário, criatividade, entonação, envolvimento dos atores, figurino, interpretação e presença de palco.
Vencedores do Fecultif 2025
O Festival premiou os melhores desempenhos individuais e coletivos:
1º lugar: Alto da Compadecida (Turma 202)
2º lugar: Relógio da Vida (Turma 303)
3º lugar: Escola do Professor Raimundo – Parte II
Melhor Ator: João Lima como João Grilo em Alto da Compadecida (Turma 202)
Melhor Atriz: Giovanna Webber (Turma 102)
Melhor Cenário: Alto da Compadecida (Turma 202)
Melhor Figurino: Panteão (Turma 302)
Prêmio Criatividade: Relógio da Vida (Turma 303)
Melhor Personagem: Matheus Knudsen Martins como Hera em Panteão
Confira mais imagens do evento AQUI.