Geral
Campus Ibirubá no South Summit Brasil
O South Summit Brasil é um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da América Latina. Esse ano, a sede foi em Porto Alegre RS durante os dias 9 e 11 de abril de 2025. O evento reuniu líderes de startups, pesquisadores e grandes empresas para promover a troca de conhecimentos e fomentar a evolução de suas áreas.
Os professores Cristiano Kulman, Luciano Bonato e Tiago de Bortoli participaram do evento representando o Campus Ibirubá. De acordo com eles, a participação destaca “o compromisso da instituição com a pesquisa aplicada, a tecnologia e o fortalecimento do vínculo entre ensino e setor produtivo”. Os principais painéis atendidos pelos professores foram:
– The Next Big Thing: Trends for 2025
– South Summit Startup Competition
– Parcerias entre Startups e indústrias para produção sustentável no campo: O case de sucesso da Fockink – Crops Team
– Inovação e Tecnologia na Agricultura Gaúcha: Caminhos para a Resiliência Climática e a Defesa Sanitária Sustentável
– The Future of Open Innovation – The Challenge of Proving Value
– Transformação Social por Meio da Inovação: O Papel das Incubadoras e Parques Tecnológicos mantidos por Universidades Comunitárias
– Políticas de Incentivo à Inovação em Empresas
Eles representaram tanto as áreas de Eletromecânica e Engenharia Mecânica quanto o Centro de Referência em Pesquisa e Inovação. O CRPI está em processo de consolidação no Campus e representa um espaço estratégico voltado à inovação aberta e à articulação com empresas e a comunidade. De acordo om o professor Tiago de Bortoli, os debates relacionados aos parques tecnológicos e incubadoras universitárias para transformação social e regional trouxeram importantes contribuições. Com efeito, essas conversas forneceram inspiração para ideias que podem ser colocadas em prática pelo CRPI. Ainda nesse sentido, outro aspecto relevante ficou por conta dos painéis sobre inteligência artificial e tratamento de dados, despertando possibilidades interdisciplinares.
Ao passo em que atendiam aos painéis, os participantes também estabeleceram contato com representantes da Secretaria de Inovação do RS e professores de outras universidades. Essas parcerias são fundamentais, pois, embora as ações do Campus Ibirubá ainda estejam em fase inicial, o professor Tiago destaca: “Já é possível fomentar ações de inovação aberta e fortalecer parcerias com empresas e startups locais, estruturar melhor a relação com parques tecnológicos e ambientes de inovação”. No geral, a presença dos professores no South Summit proporcionou uma importante atualização sobre as principais tendências tecnológicas e de mercado. Além disso, ainda abre caminhos para novas parcerias e projetos colaborativos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.