Geral
Campus Ibirubá conquista medalhas na 7ª Edição dos Jogos do IFRS
O Campus Ibirubá esteve presente nos três dias da 7ª Edição dos Jogos do IFRS (JIFS), no Campus Sertão. O evento iniciou na quinta-feira, dia 18 de agosto de 2022, com uma solenidade de abertura e se estendeu até a tarde de sábado, dia 20.
Os jogos reuniram mais de 600 estudantes e 90 servidores, de 16 Campi. Trinta e cinco estudantes e quatro servidores representaram o Campus Ibirubá, a delegação foi acompanhada pela professora Dioneia Everling, Eduardo Fernandes Antunes, técnico-administrativo, a professora Sandra Peringer, Diretora-Geral, e pelo professor de Educação Física, Mauro Mendes.
No total, foram 242 disputas, nas modalidades voleibol, vôlei de praia, futsal, handebol, basquetebol, tênis de mesa e atletismo. Os estudantes do Campus Ibirubá participaram com equipes em todas as modalidades e conquistaram 8 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 7 medalhas de bronze.
As equipes do Campus Ibirubá conquistaram medalhas nas seguintes modalidades do JIFRS 2022:
Futsal masculino – 1º lugar
Futsal feminino – 1º lugar
Basquete masculino 2º lugar
Basquete feminino – 3º lugar
Handebol masculino – 2º lugar
Handebol feminino – 3º lugar
Voleibol masculino – 3º lugar
Vôlei de praia masculino – 3º lugar
Vôlei de praia feminino – 3º lugar
100 m rasos masculino – 1º lugar
100 m rasos feminino – 1º lugar
400 m rasos feminino – 2º lugar
800 m feminino – 3º lugar
Salto em altura masculino – 1º lugar
Salto em distância masculino – 3º lugar
Salto em distância feminino – 2º lugar
Revezamento 4x100m masculino – 1º lugar
Lançamento de disco masculino – 1º lugar
Lançamento de disco feminino – 1º lugar
Arremesso de peso feminino – 2º lugar
Confira o depoimento de participantes
Foram muitas as conquistas, além das medalhas, os participantes destacaram o aprendizado e as novas experiências proporcionadas pela participação. O professor de Educação Física, Mauro Mendes, destacou que “Após 2 anos sem jogos presenciais, por causa da pandemia e 2 meses na nova instituição, participar dos JIFRS 2022 foi muito emocionante. Foram três dias de muita intensidade, cansaço, mas também de muitas alegrias, de emoções, algumas tristezas que eram logo eram esquecidas devido ao apoio e carinho dos integrantes da delegação. Os alunos se dedicaram muito e os resultados são fruto de tudo que fizeram nos treinamentos e na competição. Buscaram ser melhores, superaram limites, enfrentaram a dor. O esforço das equipes fez com que as conquistas viessem mesmo que alguns estivessem sem condições de jogar. Tenho certeza que nunca irão esquecer o que vivenciaram, os laços de amizade que formaram. Tudo isso será levado para o resto da vida. Uma nova família foi criada, dos atletas e comissão técnica do Campus Ibirubá. Vamos seguir treinando e melhorando para que no ano que vem o sarrafo não baixe. Obrigado atletas pelo carinho, comprometimento, confiança e por tornar a minha adaptação no Campus Ibirubá mais fácil. Seguimos por mais…”
O estudante Roberto Saggin Visoto relatou que “participar do 7° JIFRS foi uma experiência única em minha vida, poder compartilhar vivências e momentos com pessoas de outros Campi, participar de disputas que certamente nunca irei esquecer, torcer para as equipes da delegação e representar a instituição que tanto amo. Agradeço de coração a todos que fizeram parte deste momento, parabenizo a estrutura e o local do evento, o qual foi muito bem planejado e executado, nos trazendo o sentimento de estar em casa. Fomos muito bem acolhidos por todos os Campi, compartilhando até alguns materiais de uso esportivo. Que a oitava edição dos JIFRS seja igual ou até melhor, muito obrigado”.
A estudante Luiza Benini também compartilhou como foi participar dos JIFRS“A minha experiência nos JIFRS foi com várias emoções, foram dias incríveis, momentos inesquecíveis, muitas risadas, choros de alegria e alguns de tristeza. Na torcida gritava até ficar rouca e sem voz, vitórias que jamais esqueceremos, várias amizades novas que fizemos nesses dias que ficaram guardadas em nossos corações. Quando ouvia relatos dos jogos do IF, eu imaginava “um dia eu estarei lá”, mas minha imaginação nunca alcançou a emoção que eu senti nesses três dias de jogos, foi tudo muito intenso, amizades, alegrias, aprendizados e vivência, enfim foi tudo muito bom, meu primeiro ano no IF já chegou com várias emoções diferentes”.
A estudante Rafaela Camera destacou que o esporte entrou em sua vida desde muito cedo e desde então transforma a sua forma de ver o mundo. Para ela, “o JIFRS é uma experiência única proporcionada para todos os atletas que, assim como eu, são apaixonados pelo esporte e tem suas vidas mudadas por ele diariamente. Participar desse campeonato foi uma das melhores experiências que vivencie em minha vida, me ensinando que o esporte vai muito além da competição. Só tenho a agradecer ao IFRS pelo apoio e por proporcionar momentos inesquecíveis que nos fazem crescer não só como atletas, mas como seres humanos”.