Início do conteúdo

IFRS inicia nova parceria com a GDM Genética do Brasil S.A


O Campus Ibirubá está constantemente desenvolvendo projetos e parcerias que visem a integração com a comunidade e com os arranjos produtivos locais, envolvendo um esforço conjunto da Instituição e da sociedade para o sucesso dessas iniciativas. Uma dessas formas de iniciativa são os projetos de pesquisa e acordos de parceria, que desempenham um papel fundamental para o levantamento de demandas e criação de ações voltadas para a resolução de problemas.

No ano de 2021 iniciou uma nova parceria de cooperação em projeto de pesquisa com a GDM Genética do Brasil S.A, uma importante empresa no ramo de genética vegetal, que tem cerca de 40% dos materiais genéticos de soja cultivados no Estado.

O Projeto intitulado de “Remoção da dominância apical e níveis de desfolha: características agronômicas e rendimentos de cultivares de soja”, sob a coordenação da professora Daniela Batista dos Santos, visa a avaliar características morfofisiológicas e o rendimento de cultivares de soja quando submetidos à remoção da dominância apical e a níveis crescentes de desfolha em distintos estádios fenológicos. Ambos os tratamentos simulam eventos abióticos e bióticos aos quais a produção vegetal está sujeita: como por exemplo, os eventos de granizo que foram registrados na safra 2020/2021, gerando danos de grande proporção na cidade de Tapera/RS; e danificando lavouras de soja no interior de Ibirubá/RS. Ainda, a resposta dos cultivares aos níveis de desfolha pode auxiliar na escolha de manejos regionais adotados na cultura.

A realização dessa parceria em conjunto com o Escritório de Projetos do IFRS reforça o trabalho do Campus Ibirubá em cooperar e estreitar as relações com os arranjos produtivos locais e da região do Alto do Jacuí.

Fim do conteúdo