9ª Edição dos Jogos do IFRS (JIFRS) conta com medalhistas do Campus Ibirubá

A nona edição dos Jogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) teve início na segunda-feira, 09 de setembro de 2024, com um dia intenso de competições. A primeira etapa, realizada em Bento Gonçalves, aumentou de aproximadamente 200 atletas, no ano passado, para mais de 500 estudantes participando neste ano. Alunos dos 17 campi estiveram presentes e as atividades ocorreram no Campus do IFRS, no Sesi – Complexo Esportivo e na Arena Bento Beach.

As modalidades esportivas desta fase passaram de duas, na edição anterior, para cinco na atual. Houve competições masculinas e femininas de xadrez, tênis de mesa, atletismo e vôlei de praia. Os Jogos 2024 contaram ainda com uma novidade: a bocha paralímpica, com atletas dos campi Caxias do Sul, Canoas e Restinga apresentando a modalidade, ainda sem caráter competitivo nesta edição.

E para completar o 9º Jogos do IFRS, haverá uma segunda etapa, no Campus Sertão, entre 26 a 28 de setembro. Serão disputados basquetebol, futsal, handebol e voleibol, também com equipes masculinas e femininas.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, a inovação de trazer para a primeira etapa o atletismo e o vôlei de praia, antes disputados em Sertão, teve entre os objetivos contemplar um maior número de estudantes e valorizar as diferentes modalidades. Os Jogos são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi. Confira mais detalhes sobre o dia do evento.

Classificação do Campus Ibirubá

O Campus Ibirubá esteve representado nos JIFRS por uma delegação de 30 estudantes, acompanhados pela professora de educação física Rita de Cássia da Rosa, a diretora de ensino Carina Tonieto e o coordenador de extensão Rafael Scapini. Confira os resultados:

Salto em altura feminino: 1º lugar – Thaís Camila Griebler
Salto em altura feminino: 2º lugar – Luiza Bohrz Benini

Salto em distância feminino: 2º lugar – Luiza Bohrz Benini

400m rasos feminino: 2º lugar – Rita da Silva Ritter

1500m rasos masculino: 3º lugar – Kauê André Fernandes dos Santos

Revezamento 4x100m masculino: 2º lugar – Samuel dos Santos de Abreu, Kauã Zanatta, João Vitor da Silva Lima e Guilherme Henrique Antes