Projeto doa cisternas residenciais à comunidade para aproveitamento de água da chuva em Farroupilha

Uma iniciativa do IFRS – Campus Farroupilha está doando cisternas residenciais para aproveitamento de água da chuva. As doações podem ser para casas ou escolas. A ideia é que, com o equipamento, o local possa armazenar a água da chuva – não potável – para ser utilizada em atividades domésticas, como lavagem de pisos, calçadas, paredes, carros, irrigação de plantações, jardins, entre outros.

“Estamos preocupados com a preservação do meio ambiente, a escassez cada vez maior de água potável, a grande falta de espaço físico nas residências urbanas e o desejo de fazer com que a população tenha algum sistema correto de aproveitamento da água de chuva em suas casas”, explica o coordenador do projeto Minicisterna Residencial, professor Murillo Pereira Azevedo.

Como funciona a doação

Interessados podem fazer contato com o projeto pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp do campus (aqui).

A projeção, produção e instalação é por conta do projeto do IFRS.

São cerca de 20 cisternas a serem feitas e doadas, com capacidades de 200 a 1000 litros, dependendo do lugar.

De acordo com o professor, os estudantes envolvidos no projeto aplicam o conhecimento técnico estudado em sala de aula na prática enquanto promovem a sustentabilidade em meio a comunidade: “Os alunos usam, além do conhecimento teórico sobre o ciclo da água e sua importância para a manutenção do ecossistema da região, ferramentas de marcenaria para criar as cisternas personalizadas para cada instalação”.

Para mais informações acesse a página do projeto (clique aqui).