Início do conteúdo

Projeto Minicisterna Residencial


Introdução

Preocupados com a preservação do meio ambiente, a escassez cada vez maior de água potável, a grande falta de espaço físico nas residências urbanas e o desejo de fazer com que a população tenha algum sistema correto de aproveitamento da água de chuva em suas casas, tomamos a iniciativa de criar e disseminar o projeto Minicisterna Residencial.

Este projeto tem a intenção de promover a sustentabilidade na comunidade próxima ao campus Farroupilha do IFRS. Para isso, pretende projetar, produzir e fazer a doação cisternas residenciais que irão armazenar a água da chuva, não potável, para ser utilizada em atividades domésticas como, lavagem de pisos, calçadas, paredes, carros, irrigação de plantações, jardins e escoamento de dejetos dos vasos sanitários, entre outros.

Justificativa

Em 2021 o Rio Grande do Sul foi marcado por um período de seca e longa estiagem; “Seca do Rio Grande do Sul é a maior dos últimos 70 anos’ (CNNBRASIL 2021), trazendo prejuízos na lavoura e prejudicando o abastecimento de água urbano em muitas regiões; ‘Captação de água no Rio Gravataí entra em sistema de rodízio após nível entrar em situação de alerta’ (GAUCHAZH, 2021).

Além do Rio Grande do Sul outras regiões do Brasil, estão sendo obrigadas a improvisar no que diz respeito ao abastecimento de água potável; ‘Mesmo com chuvas, rodízio e alerta de crise hídrica são mantidos no Paraná’ (BRASIL DE FATO, 2021)’, ‘Cidades do Rio de Janeiro já sofrem os efeitos da estiagem’ (EXAME, 2021). Tendo em vista os fatos mostrados e que, muito provavelmente, nos próximos anos, sofreremos novamente com estiagem e seca, este projeto procura promover a sustentabilidade e uso responsável da água. Para isso, provoca estudantes e a vizinhança do IFRS campus Farroupilha a refletir sobre suas rotinas e a utilização de água potável através do reaproveitamento de água da chuva.

Objetivos

-Promover a sustentabilidade entre estudantes e comunidades vizinha ao IFRS campus Farroupilha.

-Projetar e produzir cisternas residenciais para captura e armazenamento de água da chuva.

-Fazer um estudo sobre as residências com potencial para utilização das cisternas.

-Fazer a instalação, acompanhamento e instalação das cisternas nas residências.

-Fazer um estudo estatístico sobre a economia no volume de agua, armazenado e reutilizado nas residências.

-Fazer um estudo sobre os benefícios e dificuldades de utilizar a cisterna.

Metodologia

Serão criados projetos personalizados para cada casa que receberá as cisternas para melhor aproveitamento do equipamento, tendo em vista que as cisternas funcionarão, prioritariamente, apenas sobre a força gravitacional, ou seja, não ligada a motores elétricos ou similares. No entanto, alguns equipamentos poderão receber o componente elétrico  caso haja a necessidade de elevar a água para um reservatório mais elevado ou para aumentar a pressão de saída. Serão utilizados  reservatórios para o armazenamento da água, e materiais que compõem o equipamento, como tubos, canos, mangueiras, torneiras, etc.

As cisternas serão projetadas e produzidas nos laboratórios de fabricação do IFRS campus farroupilha, os quais estão equipados com maquinas apropriadas para a produção de tais equipamentos. As cisternas serão instaladas nas residências conforme o projeto personalizado para receber os equipamentos, serão feitos testes e manutenções necessárias para que o equipamento funcione de maneira automática, excluindo o usuário de qualquer responsabilidade sobre o equipamento. Por fim, será feito um estudo, junto com os usuários, proprietários das residências, sobre as vantagens da utilização da cisterna.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão Existe no projeto a intenção de promover a sustentabilidade e economicidade de que tanto se fala nas aulas de ciências (ensino). Para isso será necessário desenhar um projeto de cisterna que seja adequado para carda tipo de residência (pesquisa). Por fim, as cisternas serão doadas aos usuários, moradores da comunidade com o compromisso de que serão utilizadas para esse fim (extensão).

Ainda existe outra forma de promover a reutilização da água usada no seu núcleo familiar, desta vez com a água do banho. Para esta iniciativa você vai precisar de uma bacia grande e um balde pequeno.

 

Projeto de Cisterna no Colégio Estadual Farroupilha. Foi inserido uma cisterna primária para filtrar a água da chuva que leva para um conjunto de 4 outras caixas grandes de 2000 Litros cada. A água está sendo usada no vaso sanitário dos banheiros da escola.

 

Cisterna de 200 Litros usada para aproveitar a água da chuva na horta da casa.

Cisterna de 200 Litros usada para limpesa de pisos e calçada.

Cisterna instalada em um sitio que recebe escolas para visitação. A água esta sendo usada para regar as plantas e arvores em épocas de estiagem e para que os animais bebam.

  

Cisterna instalada para aproveitar a água da chuva na piscina da casa.

 

 

Cisterna Instalada no IFRS Campus Farroupilha

             

 

Para receber as cisternas basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (41) 99644-2008

 

Referências Bibliográficas

CAPTAÇÃO DE ÁGUA ENTRA EM SISTEMA DE RODÍZIO APÓS NÍVEL ENTRAR EM SITUAÇÃO DE ALERTA, GZH, Rio grande do Sul, 21 de dezembro de 2021, disponível em acessado em 18/05/2022

CIDADES DO RIO DE JANEIRO JÁ SOFREM OS EFEITOS DA ESTIAGEM, Exame, Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2021, disponível em , acessado em 18/05/2021.

MESMO COM CHUVAS, RODÍZIO E ALERTA DE CRISE HÍDRICA SÃO MANTIDOS NO PARANÁ, Brasil de Fato, Paraná, 10 de novembro de 2021, disponível em Acessado em 18/05/2022

SECA DO RIO GRANDE DO SUL É A MAIOR DOS ÚLTIMOS 70 ANOS, CNN Brasil, São Paulo, 08 de Fevereiro de 2022, disponível em , acessado em 18/05/2022

Última atualização em 04/06/2023

Fim do conteúdo