IFRS – Campus Farroupilha dá início à curricularização da extensão

O IFRS – Campus Farroupilha inicia os primeiros passos para a implementação da curricularização da extensão com o evento Semana Acadêmica da Tecnologia e da Engenharia, que está previsto para ocorrer de 22 a 26 novembro de 2021.

Até este ano, no IFRS, ações extensionistas ocorriam apenas como projetos não vinculados às disciplinas dos cursos. Entretanto, para cumprir o atual Plano Nacional de Educação, é necessário que ao menos 10% do total da carga horária já existente dos Planos Pedagógicos dos Cursos superiores promovam atividades de extensão até dezembro de 2022. Portanto, projetos-piloto estão sendo colocados em prática nos campi do IFRS.

Projeto-piloto no Campus Farroupilha

Para aliar o trabalho extensionista em aula com os estudantes e as discussões pertinentes à área da tecnologia e engenharia no cenário atual de pandemia e no futuro, a coordenação do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica (TFM) do campus lidera a iniciativa da semana acadêmica.

A ideia é trazer debates entre IFRS, estudantes, profissionais, empresas, sindicatos e outros atores, já que o foco da extensão é este: a interação da academia com a comunidade, visando desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural sustentável, local e regional.

Para tocar em frente a organização da semana acadêmica, de acordo com a Melissa Dietrich da Rosa, coordenadora do TFM, foi apresentado aos discentes a importância da extensão na formação deles e a proposta da ação e do tema: “eles gostaram, já que envolve o impacto e o futuro da área de tecnologia e engenharia em função da pandemia. Os estudantes se colocaram à disposição de colaborar, para buscar palestrantes, empresas para participar. É uma possibilidade de formação diferente do que os alunos estão habituados. Podemos pensar, na prática, como devolver à sociedade parte desta formação que eles estão tendo. É um desafio.”

Expectativas

A coordenadora de Extensão do Campus Farroupilha, Michele Franco, já percebe que o envolvimento dos colegas servidores no projeto-piloto e os estudantes é positiva: “Acredito que a adesão irá aumentar ainda mais a partir da prática, pois os estudantes podendo vivenciar o contato de perto com a comunidade externa, conhecendo suas necessidades, demandas e seus anseios, isso se tornará um processo natural.”

Com a experiência do atual projeto-piloto, de acordo com Michele, os fluxos para a criação e desenvolvimento de ações de extensão agregadas nas disciplinas dos cursos, ajudará na construção de uma resolução e normativa adequada à realidade dos campi do IFRS: “Vale ressaltar, que a extensão no currículo vem para contribuir com a missão do IFRS, que visa formação integral do estudante e com o perfil de egresso esperado pelo curso, sendo uma ferramenta democrática e estratégica de participação da sociedade em nossos processo de ensino e visando o desenvolvimento social e econômico da nossa comunidade.”

Entenda mais sobre a curricularização da extensão, aqui