Início do conteúdo

[Estudantes] Tem alguma dúvida? Confira o “Perguntas Frequentes”


A direção de Ensino do IFRS – Campus Farroupilha preparou uma série de orientações aos estudantes em forma de “Perguntas Frequentes”. Esse guia de sobrevivência poderá ajudar os alunos em caso de dúvidas em relação à matrícula, ao auxílio estudantil, à sistemas utilizados em aula ou de cadastro do estudante, à biblioteca, ao estágio, entre outros tópicos.

O estudante pode “favoritar” o link das Perguntas Frequentes

Confira a série questões e respostas que podem ajudar os alunos do campus:

1 – Como eu consigo o meu comprovante de matrícula?

Os alunos vinculados ao sistema acadêmico SIGAA podem consultar e emitir o comprovante de matrícula. O documento contém autenticação digital, portanto, não necessita de assinatura.

Os alunos vinculados ao sistema acadêmico SIA também conseguem emitir o documento pelo sistema, porém, NÃO contém a autenticação digital, portanto, se precisar da assinatura, solicite ao Setor de Registros Acadêmicos.

Ou ainda, o documento pode ser solicitado diretamente junto ao Setor de Registros.

2 – Estou com dificuldades nos estudos, qual suporte encontro no Campus

O IFRS – Campus Farroupilha conta com a Coordenação de assistência estudantil (CAE). O objetivo enquanto setor e equipe da assistência estudantil será o de contribuir com ações e atendimentos, tendo em vista a permanência e êxito escolar dos estudantes. A CAE acolhe, orienta e acompanha a trajetória educacional dos estudantes e esses são os profissionais da assistência estudantil. Além dos atendimentos, a Assistência estudantil realiza a inscrição, seleção e acompanhamento do Programa de benefícios com a publicação do Edital de auxílios permanência e moradia.

3 – Como eu faço para solicitar o auxílio estudantil?

Para que o estudante possa acessar os auxílios estudantis é necessário que realize a inscrição no Edital de auxílios permanência e moradia dentro dos prazos e critérios estabelecidos no edital.

Site dos editais: https://ifrs.edu.br/farroupilha/editais/.

4 – Como acessar o catálogo on-line da biblioteca?

Através do link: https://biblioteca.ifrs.edu.br

Também disponível no site do campus na aba:

Biblioteca > Consulta ao acervo > Acesso ao catálogo

4.1 – Qual meu login e senha para utilizar os serviços da biblioteca?

Login: número de matrícula.

Senha: 6 números cadastrada na biblioteca. Caso não tenha criado essa senha presencialmente, será sua data de nascimento.

5 – Como eu consigo saber o endereço de e-mail dos professores?

Acessando o site na aba Professores

6 – Estou com dificuldades em acessar o moodle, com quem posso entrar em contato?

Você pode entrar em contato com a TI do campus Farroupilha através do email [email protected]

7 – Estou com dificuldades em acompanhar as aulas remotas, quem eu devo contatar?

Você pode entrar em contato com o coordenador do seu curso que irá encaminhar para o setor adequado. Os contatos dos coordenadores estão no site do campus Farroupilha.

8 – Onde eu acesso os horários das aulas?

A grade de horários está disponível no Espaço do Estudante do site Institucional.

9 – Preciso fazer estágio, com quem eu devo falar? 

A responsabilidade dos estágios obrigatórios é do Setor de Ensino do Campus, e todas as informações necessárias encontram-se clicando aqui.

Para mais informações, é possível contatar o setor responsável pelo email: [email protected].

Já os estágios não obrigatórios são de responsabilidade da Coordenação de Extensão, cujas informações encontram-se clicando aqui.

10 – Onde encontro o contato do coordenador do meu curso?

As informações de todos os cursos do campus, incluindo o contato do coordenador do curso, podem ser encontradas na aba Cursos do site institucional.

11 – Onde encontro a matriz curricular do meu curso?

As informações de todos os cursos do campus, incluindo a matriz curricular, podem ser encontradas na aba Cursos do site institucional.

12- Como faço para saber o meu número de matrícula?

Após o cadastro dos alunos no sistema acadêmico, o setor de Registros Acadêmicos disponibiliza o número de matrícula dos ingressantes na página dos Registros Acadêmicos (aqui).

13- O que é o sistema acadêmico?

É por meio do sistema acadêmico que o estudante tem acesso ao seu histórico, atestado de matrícula e os alunos do ensino médio integrado têm acesso ao boletim. Também é através do sistema acadêmico, que a cada semestre os estudantes dos cursos superiores e subsequentes solicitam suas rematrículas.

14- Como faço para acessar o sistema acadêmico?

Orientações para acessar  o sistema acadêmico SIA :

  • O login do aluno é composto pelo número de matrícula antecedido pela letra “a”. Por exemplo: a10000000
  • A senha provisória é a data de nascimento do aluno com 8 (oito) dígitos sem as barras (recomenda-se alterar a senha no primeiro acesso). Por exemplo: 12101982
  • O acesso ao SIA é pelo endereço sia.ifrs.edu.br

Orientações para acessar o sistema acadêmico SIGAA:

  • Realizar cadastro no link.
  • Em caso de dúvidas sobre o cadastro, consulte o tutorial.
  • O login do aluno é composto pelo número do CPF.
  • A senha é a que foi criada no ato do cadastro.

15- Em qual sistema acadêmico consigo consultar minhas informações acadêmicas?

Os estudantes matriculados nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais deverão acessar o sistema acadêmico SIA

16- Quando e como fazer a rematrícula?

Para os cursos superiores e subsequentes, é realizada mediante solicitação de disciplinas no sistema acadêmico SIA ou SIGAA, a cada semestre, de acordo com o calendário do campus (o calendário acadêmico é publicado no site do IFRS – Campus Farroupilha)

17-  O que é Calendário Acadêmico e onde encontro?

O Calendário Acadêmico é um documento oficial, que contém datas importantes para a realização de atividades acadêmicas. Pode ser consultado no site do campus, no Espaço do Estudante.

18-  O que faz o setor de Registros Acadêmicos?

Conforme Art. 65 da Organização Didática do IFRS, a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) é o órgão central de Registro e Controle Acadêmico, desde o ingresso dos estudantes até a conclusão do curso (nível técnico e superior), sendo responsável pelo recebimento, expedição e guarda de documentos acadêmicos.

19-  Qual é a diferença entre justificativa e abono de faltas?

A justificativa de falta não anula o registro no Diário de Classe, apenas dá ao aluno o direito de realizar as avaliações realizadas no dia da falta em outra data.

20- Como solicitar a justificativa ou abono de faltas?

O aluno ou responsável deve encaminhar para o Setor de Registros Acadêmicos ([email protected]) documento que justifique ou abone a ausência no prazo de 4 dias úteis após o término de vigência do documento, de acordo com a Organização Didática do IFRS.

21 – O que é o Napne?
Napne – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. O Napne é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição. Os Napnes são facilitadores e disseminadores de ações inclusivas, buscando não apenas a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas nos bancos escolares, mas, também, sua permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão.

Contato: [email protected]

Siga-nos no Instagram: @napne.farroupilha

22 – O que é o Neabi?
Neabi – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas. O Neabi é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa.

Contato: [email protected]

Siga-nos no Instagram: @neabi.farroupilha

23 – O que é o Nepgs?

Nepgs – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. O Nepgs é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática da educação para a diversidade de gênero e sexualidade. O Núcleo implementa políticas de educação para a diversidade de gênero e sexualidade, com vistas à promoção do direito à diferença, à equidade, à igualdade e ao empoderamento dos sujeitos.

Contato: [email protected]

Siga-nos no Instagram: @nepgs.farroupilha

24 – O que é o Nepea?

Nepea – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental. O Nepea é um núcleo propositivo e consultivo que estimula e promove ações de ensino, pesquisa e extensão orientadas à temática ambiental, especialmente quanto à educação e gestão ambiental, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa.

Contato: [email protected]

Siga-nos no Instagram: @nepea.campusfarroupilha

25 – O que é o NAC?
NAC – Núcleo de Arte e Cultura. O NAC é um setor propositivo e consultivo que media as ações relacionadas a arte e cultura. É responsável pelo planejamento, desenvolvimento,  acompanhamento e qualificação das propostas da Política de Arte e Cultura do IFRS, conforme seus princípios e eixos de atuação. É constituído por servidores, estudantes e comunidade externa, visando discutir possibilidades para desenvolver meios, instrumentos e estratégias de acompanhamento e avaliação das ações planejadas para o desenvolvimento e manutenção da Política de Arte e Cultura local e institucional.

Documentos norteadores:

Resolução nº 033, de 06 de agosto de 2020 – Aprova a Política de arte e Cultura do IFRS

Sobre os núcleo: https://ifrs.edu.br/extensao/assessoria-de-arte-e-cultura/nucleos-de-arte-e-cultura/

Os interessados em participar podem encaminhar e-mail para: [email protected]

26 – O que é o NuMem?
NuMem– Núcleo de Memória. O Núcleo de Memória do IFRS é um programa institucional, de caráter interdisciplinar e multicampi, consiste em um espaço de desenvolvimento de ferramentas, mecanismos e projetos de resgate e preservação da memória de forma sistemática e permanente, além de auxiliar na elaboração de projetos de pesquisa, ensino e de extensão que se proponham a resgatar a história da instituição e de suas comunidades de abrangência. Visa a consolidação da memória e da identidade da instituição, por meio do resgate e da socialização da história da IFRS, seja ela anterior a sua criação ou posterior a ela.

Documentos norteadores:
Compêndio “Implementação de um Núcleo de Memória: como desenvolver projetos e ações em memória e identidade institucional”
Regulamento Geral do Núcleo de Memória do IFRS.
Projeto do Núcleo de Memória do IFRS na íntegra.
Os interessados em participar podem encaminhar e-mail para
[email protected]

27 – Como eu faço para acompanhar as ações dos núcleos?

Acompanhe as notícias sobre eventos promovidos pelos núcleos no site do IFRS – Campus Farroupilha, escreva para os e-mails dos núcleos (listados acima) solicitando informações e/ou acompanhe as redes sociais de cada um deles.

28 – Como eu faço para me tornar membra/o dos núcleos?

Escreva para o e-mail do núcleo cuja temática lhe interessa e solicite sua inclusão oficial na portaria de composição do núcleo. Você receberá a confirmação do/a coordenador/a e será convidado a participar das reuniões e atividades do referido núcleo. Você pode participar de mais um núcleo se desejar.

29 – Qual é a sala dos núcleos no campus?

É a sala 210.

⇒ Segue com dúvidas? Entre em contato com o coordenador de seu curso ou com a Assistência Estudantil:

• Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio:

Administração: [email protected]

Eletromecânica: [email protected]

Informática: [email protected]

• Cursos Téc. Subsequentes:

Eletrônica: [email protected]

Eletrotécnica: [email protected]

Metalurgia: [email protected]

Plásticos: [email protected]

• Cursos Superiores:

Formação Pedagógica: [email protected]

Engenharia de Controle e Automação: [email protected]

Engenharia Mecânica: [email protected]

Pedagogia: [email protected]

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: [email protected]

Fabricação Mecânica: [email protected]

Processos Gerenciais: [email protected]

Especialização em Educação: [email protected]

 Assistência Estudantil:

Contato: [email protected]

Fim do conteúdo