Estudante | Nova oportunidade de ser bolsista em projetos do campus

O IFRS – Campus Farroupilha abre nova oportunidade para estudantes se candidatarem a projetos de pesquisa ou extensão. Ou seja, o aluno participa ativamente de um projeto no contraturno de suas aulas regulares e ainda recebe uma ajuda de custo financeira, que pode ser de R$ 200 a R$ 400. As inscrições vão até 21 de junho, próxima terça-feira. Há oportunidades para estudantes de todos os níveis e cursos.

Interessados devem ler atentamente o Edital para se inscreverem de acordo com os requisitos de cada projeto (leia aqui)

Os projetos com vagas disponíveis são:

• Projetos de extensão:

ITInErante: Integrando Tecnologia, Inovação e Ensino através da Extensão, coordenado pela professora Elisângela Muncinelli Caldas Barbosa

Clube de Aeromodelismo, coordenado pelo professor Matias Rossato Muraro

Minicisterna residencial, coordenado pelo professor Murillo Pereira

• Projetos de pesquisa:

⇒ Cisterna Residencial, coordenado pelo professor Murillo Pereira

⇒ Diálogos entre a História e a Literatura: estudo das obras de Paulina Chiziane (Moçambique) e Conceição Evaristo (Brasil) na perspectiva decolonial, coordenado pela professora Daniela de Campos

⇒ Representatividade Feminina nos cursos relacionados à Computação: Um estudo sobre os motivos que influenciam as mulheres a continuar ou abandonar esse campo de formação, coordenado pela professora Elisângela Muncinelli Caldas Barbosa

Mas o que são projetos de pesquisa ou extensão?

Para você que chegou há pouco, pode estar se perguntando: o que é projeto Pesquisa e Inovação? Extensão? Vamos lá! Confira a explicação de cada esfera para você entender bem:

⇒ Projetos de Pesquisa e Inovação: Projetos de pesquisa e inovação permitem o contato do estudante com a prática da pesquisa geradora de uma inovação tecnológica (produto ou processo). Representa a introdução do aluno ao desenvolvimento tecnológico e inovação, podendo levá-lo a engajar-se na prática da investigação inovadora. Contribui para o desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais, sempre sob a orientação e supervisão de um orientador. A iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação caracteriza-se como um meio para a execução de um projeto inovador, partindo-se de uma demanda da sociedade, contribuindo também para a formação pedagógica, levando o discente a aplicar o método científico, visando à introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas tecnologicamente novos ou melhores que os existentes.

⇒ Projetos de Extensão: A Extensão atua como uma “ponte” entre o conhecimento acadêmico, científico e tecnológico e a comunidade em que a instituição está inserida. Por meio desse relacionamento, busca articular diversas ações que buscam o desenvolvimento cidadão dos estudantes, o desenvolvimento socioeconômico e local, a superação de desigualdades entre outros objetivos expressos na política de extensão do IFRS. Para que uma ação extensionista obtenha êxito, ela terá que promover, desde a sua concepção, o diálogo com a comunidade a ser atendida, o impacto na formação do estudante e promover a transformação social.