A importância do brincar na formação de professores é tema de livro

“Esta obra, de natureza coletiva, não é apenas uma coletânea de textos, mas um tributo ao brincar, às brincadeiras e, principalmente, à importância de formarmos professores que gostem de brincar”. Assim, a docente Samantha Dias de Lima inicia a apresentação do livro Notas Sobre o Brincar: Experiências na Constituição de uma Brinquedoteca. A obra é resultado do projeto Brinquedoteca do curso de licenciatura em Pedagogia: espaço de ensinar e aprender, ação coordenada pela professora do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Farroupilha e que foi contemplada pelo edital de Projetos Indissociáveis do IFRS (iniciativas que conectam ações de Pesquisa, Ensino e Extensão).

No livro Notas Sobre o Brincar, a docente organizou 15 textos com assinatura de pesquisadores da área de educação de diversas instituições, como o IFRS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a Unidade de Educação Infantil da Universidade de Campina Grande, a Universidade do Vale do Taquari, a Universidade Comunitária da Região de Chapecó e a Universidade do Minho, de Portugal.

A importância do brincar

O IFRS – Campus Farroupilha deu início ao curso de Pedagogia, com a primeira turma ingressante, em 2020. Entretanto, a pandemia impediu que muitas atividades, como a Brinquedoteca, fosse de fato utilizada presencialmente pelos futuros professores e também por projetos que pudessem utilizar o local. Mas a temática segue sendo estudada e pesquisada mesmo que de maneira remota. No texto em que Samanta assina no livro, juntamente com colegas do curso, afirma que: “é preciso ensinar aos futuros professores a importância do brincar e da brincadeira para o desenvolvimento das crianças e dos indivíduos como um todo. Defendemos que a brinquedoteca seja um espaço que mobilize o ensino e a aprendizagem por meio de experiências lúdicas, criativas, exploratórias e sensoriais”.

Entenda mais sobre a temática no livro Notas Sobre o Brincar: Experiências na Constituição de uma Brinquedoteca:

Versão em PDF, veja aqui