Vem aí o Processo Seletivo de Estudantes 2025/01

São mais de 5.700 vagas em cursos gratuitos para começar a estudar no primeiro semestre de 2025. Além do Campus Erechim, outros 16 campi ofertam vagam em cursos presenciais no Processo Seletivo de estudantes 2025/01

Quer estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)? Então não perca essa oportunidade! O Processo Seletivo de estudantes 2025/01 ofertará mais 5.700 vagas em cursos gratuitos para começar a estudar no primeiro semestre de 2025.

As possibilidades são para Erechim e outros 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga  (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

No Campus Erechim, há opções de cursos:

> Integrados: ensino médio junto com o técnico, oferecem a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo;

>> Técnico em Informática (integral/ 3 anos)

>> Técnico em Design Gráfico (integral/ 3 anos)

>> Técnico em Mecatrônica (integral/ 3 anos)

>> Técnico em Química (integral/ 3 anos)

> Subsequentes: cursos técnicos para quem já tem o ensino médio completo;

>> Técnico em Mecânica (noturno/ 4 semestres)

>> Técnico em Modelagem do Vestuário (noturno/ 3 semestres)

>> Técnico em Vendas (noturno/ 3 semestres)

>> Técnico em Agroindústria (noturno/ 3 semestres)

> Superiores: licenciaturas, bacharelados e tecnólogos.

>> Administração (noturno/ 8 semestres)

>> Tecnologia em Design de Moda (noturno/ 6 semestres)

>> Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno/ 6 semestres)

>> Engenharia de Alimentos (noturno/ 11 semestres)

>> Engenharia Mecânica (diurno/ 10 semestres)

📝 Para estudar no IFRS

Para começar um curso no IFRS é preciso se inscrever e passar por uma seleção, que pode ser por prova, sorteio ou usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2019 até a última. A forma varia conforme o curso e o campus de interesse. As informações completas serão divulgadas no dia 12 de setembro de 2024, no edital.

As inscrições para o Processo Seletivo de estudantes ocorrem de 26 de setembro a 14 de outubro de 2024, pelo site de ingresso (a ser divulgado). Os cursos do Instituto são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20,00 a R$ 80,00.

Os candidatos podem pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 12 a 25 de setembro de 2024 através do CadÚnico.

Sobre o CadÚnico

Nesse processo, a confirmação da renda será feita pelo CadÚnico. Ele será indispensável para solicitar a isenção da taxa de inscrição e para comprovar a renda familiar nas cotas para ocupação de vagas reservadas a estudantes de baixa renda.

Para comprovação, o candidato deverá anexar o “Extrato de Consulta Completa” emitido no site https://cadunico.dataprev.gov.br/. Somente serão aceitos cadastros atualizados nos últimos dois anos. O candidato que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição estará dispensado de apresentar novamente o “Extrato de Consulta Completo”.

O Cadastro Único é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.

📌 Confira as principais datas do Processo Seletivo:

> Publicação do edital com os detalhes sobre os pedidos de inscrição gratuita (isenção da taxa) – 12/09/2024

> Solicitação de inscrição gratuita (isenção da taxa) – de 12 a 25/09/2024

> Resultado da solicitação de inscrição gratuita – 26/09/2024