Três participantes de projeto de extensão do IFRS Campus Erechim são finalistas na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)

Três estudantes participantes do projeto de extensão do IFRS Campus Erechim “Olimpíada Brasileira de Informática 2019: Divulgação e Capacitação de Estudantes da Educação Básica” estão classificados para a final nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), edição de 2019. A OBI é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do CNPq e da FINEP, e organizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP. Os estudantes são Arthur Henrique Demski Adário, aluno do 6º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica da URI Erechim, Miguel Angelo Santin Zanchet, aluno do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Normal José Bonifácio, Guilherme da Silva Pereira, aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo e do curso Técnico Concomitante em Informática do IFRS Campus Erechim. Arthur está competindo na Categoria Iniciação – Nível 1 (para alunos de 6º e 7º anos); Miguel na Categoria Iniciação – Nível 2 (para alunos de 8º e 9º anos); e Guilherme, na Categoria Programação – Nível 1 (para alunos do 1º ano do ensino médio)

A final nacional da Categoria Iniciação será realizada no dia 14 de setembro de 2019, e da Categoria Programação, no dia 21 de setembro de 2019, com sedes ainda a serem definidas. Arthur ficou classificado entre os 9 melhores no estado, o que representa 6,21% de todos os inscritos. Miguel ficou entre os 4 melhores no estado, o que representa 4,82% de todos os inscritos no RS. Guilherme ficou entre os 10 melhores do estado por critério de classificação nacional, o que representa 4,78% de todos os inscritos no RS. Na categoria em que Guilherme está classificado no RS, 5 estudantes são do IFRS (dos campi Erechim, Feliz, Rio Grande e Vacaria) e 5 do IFSul, demonstrando a excelência dos cursos técnicos concomitantes e integrados ao ensino médio da Rede Federal.

O projeto do qual os alunos participam é realizado no IFRS Campus Erechim, coordenado pelo Professor Alexandro Adário, com participação de professores e alunos bolsistas do Curso Técnico em Informática, desde maio de 2017, inicialmente numa parceria com a EEN José Bonifácio, tendo ampliado a participação para alunos de outras escolas a partir desse ano. O objetivo principal do projeto é motivar e capacitar estudantes da Educação Básica para participação em competições da OBI. Além disso, atua capacitando os estudantes do Ensino Técnico como instrutores de lógica de programação básica, divulgando aos alunos de Ensino Fundamental a importância do aprendizado de fundamentos de lógica e realizando oficinas de capacitação em lógica e programação para participação em competições. Grande parte do bom desempenho das atividades deve-se aos bolsistas e ex-bolsistas que atuam de forma exemplar na condução das oficinas e aplicam os conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso técnico para capacitar os participantes.