Início do conteúdo

Técnicas e docentes da área da moda e vestuário se mobilizam na confecção de batas hospitalares


O COVID-19 chegou ao Brasil, e diversas instituições brasileiras estão se mobilizando para minimizar os impactos do vírus em nossa sociedade. O IFRS – Campus Erechim pertence a esse grupo. Além de ações da área da Mecânica e da área de Alimentos, a área da Moda e Vestuário do campus vem se mobilizando no auxílio à Fundação Hospitalar Santa Terezinha. As servidoras do curso perceberam que poderiam auxiliar confeccionando vestimentas hospitalares, dessa forma a professora Raquel de Campos, coordenadora da ação, entrou em contato com a Fundação Hospitalar e conversou sobre as demandas por EPI´s têxteis da Fundação. Foi então que a área começou a ação “Costure em Casa”.

A demanda da Fundação por esses EPI´s é de 2 mil batas hospitalares por mês, contudo, devido à falta de matéria prima, inicialmente, a ação confeccionará em torno de 500 batas hospitalares descartáveis. Essa ação é parceria do IFRS – Campus Erechim, com o Centro Tecnológico e o  Sindivest.

A Fundação doou o tecido para a fabricação das batas, e o IFRS trabalhou na modelagem, prototipagem, ficha técnica e sequência operacional do modelo, além de desenvolverem uma cartilha contendo orientações aos voluntários. A costura será feita ainda essa semana por voluntários da cidade de Erechim, e pela Empresa Ousadia Moda Íntima. Através de uma campanha nas redes sociais a ação conta com aproximadamente 50 voluntários dispostos a auxiliar nessa missão.

A professora Raquel participa de um grupo de profissionais que estão se dedicando a suprir as necessidades hospitalares no que se refere à EPI´s têxteis do estado do Rio Grande do Sul. Existe muita demanda desses materiais, contudo eles são fabricados em um TNT especial com gramatura mínima de 50g/m2, hidrofóbico, e com uma filtração bacteriostática que impede a propagação de bactérias criando barreiras contra o vírus. Ademais, diversos pesquisadores estão buscando alternativas e realizando testes para tentar encontrar uma combinação de materiais que permitam fazer a filtragem e a proteção correta.  A medida em que a matéria – prima for sendo adquirida o projeto seguirá atendendo a demanda da Fundação Hospitalar Santa Terezinha e quiçá, de outras instituições.

É o IFRS – Campus Erechim, mais uma vez, trabalhando em prol do desenvolvimento social.

Fim do conteúdo