Evento
Servidores participam de formação pedagógica sobre docência inclusiva
Na tarde da última quarta-feira, dia 14 de maio de 2025, servidores do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram da oficina “Docente Inclusivo”: Uma Imersão Pedagógica”, coordenada por Sheila Marques Duarte Bassoli, responsável pelo setor de acessibilidade da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e docente do curso de licenciatura em Educação Especial Inclusiva. A tarde de formação iniciou com a apresentação do trabalho “LibrArte: objeto artístico interativo e inclusivo em libras” por Mônica Camargo da Silveira, estudante do curso técnico em Design Gráfico integrado ao Ensino Médio.
Sheila promoveu um diálogo sobre a educação inclusiva, destacando a importância de conhecer, respeitar e valorizar os estudantes que possuem deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento e abordou pontos importantes sobre acessibilidade, capacitismo e equidade. Durante a atividade, apresentou uma série de estratégias para serem usadas em sala de aula para superar as barreiras da inclusão. No final da atividade, os servidores foram convidados a participar de uma atividade de imersão, na qual puderam vivenciar os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência.
Para Márcia Racoski, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus, atividades de formação sobre o tema inclusão são de extrema importância para os servidores da educação, pois além de oportunizar acesso a novos conhecimentos, oportunizam importantes reflexões, que colaboram para a eliminação de barreiras, principalmente atitudinais, e garantem que todos os estudantes tenham oportunidades de aprender e de se desenvolver com respeito às suas especificidades.