Início do conteúdo

Semana Acadêmica de Administração conecta estudantes ao mundo do trabalho e ao empreendedorismo


Realizada dos dias 21 a 24 de outubro de 2024, a Semana Acadêmica do Curso de Administração do Campus Erechim do IFRS proporcionou um ambiente de interações e experiências entre estudantes, docentes e profissionais de destaque, diversificando a formação dos futuros administradores com temas atuais e relevantes à área. O evento, que contou com palestras, visitas técnicas e oficina, promoveu a integração entre teoria e prática, aproximando os participantes do mundo do trabalho e de profissionais experientes em gestão e negócios. Durante quatro dias, temas como educação financeira, cooperativismo, gestão de pessoas, logística, marketing, mídias sociais e inovação foram explorados, reforçando o papel estratégico do administrador na modernização das organizações e no desenvolvimento sustentável.

A programação teve início com palestras sobre educação financeira e cooperativismo, realizadas em um ambiente interativo do Espaço Cooperar da Sicredi UniEstados, com as presenças de Aline Paula Kozak, Patricia Scatolin e de Rodrigo Telles, que compartilharam suas experiências com a gestão financeira e colaborativa (foto acima). Na sequência, foi realizada uma visita na Agência Santo Dal Bosco da Sicredi e no Memorial da Sicredi Uniestados.

Na terça-feira (22), os estudantes participaram de uma visita técnica ao grupo Grazziotin (foto abaixo), em Passo Fundo/RS, que atua no comércio varejista nos ramos de vestuário e de utilidades domésticas, com operação composta pelas redes Grazziotin, Pormenos, Tottal, Franco Giorgi e GZT, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Durante a visita técnica, os participantes puderam observar, na prática, estratégias organizacionais e logísticas que fortalecem o funcionamento empresarial.

Já na quarta-feira (23), o evento contou com uma palestra do professor Julio Cezar Brondani sobre a importância do marketing para o sucesso das organizações, que demonstrou como ações bem planejadas podem posicionar empresas de forma estratégica no mercado. O evento foi finalizado com a oficina de estratégicas e ferramentas de mídias sociais para negócios, com Kelen Renata Rosset, abordando técnicas essenciais para o uso efetivo das mídias sociais, incluindo como escolher as plataformas certas, elaborar conteúdos e vídeos que engajam e identificar o público-alvo (fotos abaixo). A oficina foi uma parceria do Curso de Administração com o projeto de extensão IF+ Gestão, desenvolvido por docentes da área de Gestão e Negócios.

 

Sobre o evento

A Semana Acadêmica buscou estimular atividades extracurriculares, promover a troca de conhecimentos científicos e práticos e inspirar os estudantes a refletirem sobre as tendências e inovações que impactam o campo da gestão hoje. Ao longo das atividades, os estudantes puderam vivenciar uma formação multidisciplinar e dinâmica, conectando-se com o mercado e desenvolvendo habilidades cruciais para sua futura atuação.

Fim do conteúdo